Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

As bailarinas da Companhia Municipal de Dança, Joana Darc Ferreira Cardoso, 12 anos e Gabriela Vieira Bessa, 13, foram selecionadas neste mês de fevereiro para ingressar na Escola de Dança do Conservatório Nacional no Rio de Janeiro. Além disso, elas também receberam um convite para desfilar na Escola de Samba Portela, no Rio de Janeiro (RJ).

As bailarinas integravam, desde de 2007, a Cia. de Ballet Municipal gerida pela Fundação Cultural de Palmas. A gerente do Centro de Criatividade, Luciane de Bortolli, atribui o sucesso das bailarinas ao comprometimento e a qualidade do trabalho realizado. "Recebemos essa notícia com muito orgulho e grande alegria, pois acompanhamos todo o processo físico e intelectual destas alunas. E esse resultado é fruto de muito trabalho e dedicação tanto desta instituição quanto das bailarinas".

As alunas viajaram para o Rio de Janeiro no início deste ano, onde fizeram um curso e participaram da seleção para o Conservatório. Joana Darc e Gabriela se destacaram dentre bailarinas de todo o Brasil e ganharam uma bolsa de estudos para o curso de formação de bailarinos profissionais que tem duração de oito anos e integra o ensino artístico e acadêmico.

Joana Darc conta que está se sentindo feliz e realizada e consciente de que ainda existe um longo caminho a ser percorrido "É a realização de um sonho, mas sei que ainda tenho muito trabalho pela frente até me tornar uma grande bailarina", acrescenta.

Desfile

Após a seleção, as alunas foram convidadas para participar do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro junto com outras bailarinas do Conservatório. As meninas desfilarão na Portela, no dia 23 de fevereiro. A previsão é de que a escola adentre à Sapucaí, às 00:05h (horário de Brasília). Elas estarão ao lado da segunda porta-bandeira, com fantasias de anjos.

A Escola

A Escola de Dança do Conservatório Nacional é uma escola vocacional artística de formação de bailarinos, e a única escola oficial de ensino integrado.

O ensino artístico ministrado inclui disciplinas como: técnicas de dança clássica e moderna, danças tradicionais e históricas, sapateado, expressão dramática, música, história da dança e elementos de produção.

Existem também atividades extracurriculares, que incluem visitas de estudo, participações em espetáculos, exposições, etc. A escola promove uma série de espetáculos de apresentação pública anual.

O ingresso na escola é feito mediante audição, previamente anunciada, são aceitos apenas alunos que demonstrem capacidades avançadas. Atualmente, muitos dos alunos formados pela EDCN integram os elencos de várias companhias e grupos, nacionais e estrangeiros.

Fonte: Ascop