Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: André Camargo

O senador João Ribeiro (PR), recém escolhido relator setorial da área de Cultura do Orçamento da União 2.010 e o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Pierre de Freitas se reuniram no início da noite de ontem, quarta-feira, 13, com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, para solicitar apoio para a recuperação do Theatro Fernanda Montenegro, em Palmas, e para a realização do PMW Rock Festival em junho.

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Pierre de Freitas, os sistemas de refrigeração, sonorização e iluminação do Theatro Fernanda Montenegro se encontram obsoletos e precisam ser substituídos.

Sensibilizado pelos argumentos do senador e do presidente da FCP, o ministro Juca Ferreira prometeu que o Ministério – através da Secretaria de Políticas Culturais e da FUNARTE - estará envolvida na reforma do mais importante teatro do Tocantins.

A reforma do Theatro Fernanda Montenegro está orçada em cerca de R$ 500 mil. Com 520 lugares, o teatro municipal tem recebido os principais espetáculos da capital tocantinense. Construído há 13 anos, esta será a segunda reforma estrutural da casa de espetáculos.

Feira de Música e PMW Rock Festival

O senador tocantinense aproveitou a audiência para pedir apoio do Ministério da Cultura para a realização do festival de música PMW Rock Festival que acontece em junho próximo. O festival é parte do calendário nacional de festivais da Associação Brasileira de Festivais Independentes de Música (ABRAFIM).

Os produtores do festival, André Henrique e Gustavo Campos, também presentes ao encontro, deixaram o gabinete do ministro da Cultura, felizes com o encontro. O ministro não apenas prometeu apoio na realização do evento, como também estar presente na abertura do evento, sendo o primeiro ministro da Cultura brasileiro a visitar o Tocantins.

"Foi extremamente positivo o encontro. O ministro Juca foi muito receptivo e nos próximos dias já deve estar nos atendendo com a liberação de recursos para custear passagens para as bandas que estarão se apresentando no festival", comentou André Henrique.

Logo após a audiência, o ministro Juca Ferreira confirmou ao presidente da Fundação Cultural de Palmas e aos organizadores da Feira de Música e do PMW Rock Festival que estará disponível na data do evento, fechando como data provável o dia 10 de junho para apresentação de uma palestra durante a Feira que antecede a realização Festival de Rock. Na ocasião Juca Ferreira deve também lançar os pontos de cultura da capital tocantinense.

Da redação com informações AI sem. João Ribeiro