Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O presidente da Fundação Cultural do Estado, Júlio César Machado, participa nesta quarta-feira, 17, às 18h, na Casa do Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, localizada na Praça Zaquel Alves Castro, na Cidade de Goiás, representando o governador Marcelo Miranda, do lançamento do livro Vivências e Sentidos - O Patrimônio Cultural do Tocantins, que acontece durante a realização do FICA – Festival de Cinema e Vídeo Ambiental.

O livro foi lançado anteriormente em Palmas, no último dia 7 de maio na Galeria de Arte Mauro Cunha, na sede da Fundação Cultural. Recheado de imagens ricas da cultura tocantinense, o livro é uma publicação das pesquisas e a sistematização dos dados coletados durante a realização do projeto “Mapeamento do Patrimônio Cultural do Tocantins”, realizado pelo Iphan com apoio da Fundação Cultural do Estado, com abordagens de profissionais de instituições com trabalhos relativos à preservação nas regiões.

Tocantins no Fica

Júlio César Machado prestigia a participação do Tocantins desde esta terça-feira, 16, quando participou ainda da abertura oficial do Festival. O Tocantins está presente através da Fundação Cultural do Estado que promove uma exposição de artes plásticas e visuais, numa coletiva de artistas tocantinenses, marcando, pela quinta vez consecutiva, a presença da Fundação Cultural no Fica, na cidade de Goiás, entre os dias 16 e 21 de junho de 2009.

O Espaço Tocantins, montado na Casa do Iphan, conta com a exposição composta por 29 obras de 22 artistas do Tocantins.

O XI FICA tem a finalidade de divulgar, exibir e premiar obras audiovisuais de longa, curta e média metragens, de ficção ou documentais, com temática ambiental, produzida em qualquer parte do mundo. Paralelo à mostra acontecerá exposições e feiras de artes plásticas e artesanato, transformando a cidade numa grande galeria a céu aberto.

Fonte: Fundação Cultural