Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Com o slogan “Trânsito com mais vida,” foi realizada na manhã desta segunda-feira, 27, no auditório da ATM – Associação Tocantinense dos Municípios, uma ação conjunta em defesa da cidadania e da vida no trânsito entre Detran, Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins, Assembléia Legislativa, Polícia Militar e Governo do Estado. A ação visa reduzir o número de acidentes, que tem aumentado nos últimos tempos. Além das autoridades, estiveram presentes os mototaxistas da Capital.

O acréscimo nos índices de acidentes no Tocantins aumentou cerca de 61% em relação ao ano anterior, dado esse que preocupa os órgãos envolvidos na ação, que em virtude dos números crescentes desenvolvem atividades para conscientizar a população para ter um trânsito mais seguro. Uma das ações é trabalhar com os alunos quanto os cuidados que se devem ter ao volante, visando formar condutores mais conscientes.

A ação que foi desenvolvida nesta segunda-feira foi em alusão ao “Dia do Motociclista” e será estendida também aos taxistas, empresas de ônibus, igrejas e demais segmentos da sociedade.

De acordo com o presidente do sindicato dos mototaxistas, Francisco Lopes da Silva, o número de acidentes vem preocupando a classe, que apesar disso, tem dado bom exemplo no trânsito, pois trabalham o tempo todo com vidas humanas. “Para que não ocorram acidentes é preciso não praticar erro no trânsito, é nisso que nos pautamos”, disse o presidente.

A secretária da Educação e Cultura do Tocantins, Maria Auxiliadora Seabra Rezende, disse que a ação proposta vai mudar a realidade de Palmas, pois para mudar comportamento é preciso ser uma ação contínua. “Através da escola podemos preparar nossos alunos para se adequarem às normas de trânsito. Por meio da educação vamos mudar esse quadro e os mototaxistas vão ser muito importantes, pois trabalham com pessoas o tempo todo, pela manutenção da vida e o transporte de pessoas. Acredito que a ação envolvendo os diversos segmentos vai propiciar essa mudança e o Tocantins por ser um estado novo será um exemplo para o país”, frizou a secretária.

Comparativo

O presidente do Detran, Joaquim Balduíno, comparou o número de acidentes no trânsito com vítimas como o acidente da Air France. “A cada dois dias no país pessoas perdem a vida em consequência de desastres como o da aeronave francesa que caiu no mar. Nós estamos perdendo a guerra para os acidentes. Só as pessoas que fazem parte da educação no trânsito não conseguem sozinhas, acredito que com mais entidades envolvidas vamos conseguir diminuir esses índices no Tocantins”, disse Balduíno.

O trabalho de conscientização também será estendido a outros municípios do Estado, como reforçou o presidente da Assembleia Legislativa, Carlos Henrique Gaguim. “Essa campanha que todos nós temos trabalhado, tanto nas escolas como com os mototaxistas e será levada a outros segmentos, é para resolver o sistema de trânsito nessa Capital e nas demais cidades do Tocantins, seremos um Estado modelo e não vamos aceitar mais tantos acidentes, como vem ocorrendo, pois o Governo do Estado estará olhando e defendendo a vida de cada cidadão”, finalizou o presidente.

Foram entregues aos mototaxistas da Capital novos kits, contendo o uniforme padrão e no final eles participaram de uma palestra sobre “Direção Defensiva”.

Fonte: Secom