Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Benhur de Souza

Foto: Benhur de Souza

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júnior Coimbra (PMDB), participou, nesta quarta-feira, dia 14, de solenidade no Palácio Araguaia, que foi marcada pela assinatura de atos do Executivo, que sancionou leis que beneficiam os servidores públicos do Tocantins.

O evento contou com a presença dos deputados Amélio Cayres (PR), Luana Ribeiro (PR), Fábio Martins (PDT), Angelo Agnolin (PDT), Sargento Aragão (PPS), José Viana (PSC), Josi Nunes (PMDB), Osires Damaso (DEM), Marcello Lelis (PV) e Pastor Pedro Lima (PR), Stalin Bucar (PSDB) e José Geraldo (PTB), além do senador Sadi Cassol (PT), do procurador-geral do Estado, Haroldo Rastoldo, do presidente do Sisepe, Cleiton Pinheiro, do presidente do Sintras – Manoel Pereira e do representante de Associações Militares, Glauber de Oliveira .

Uma das leis sancionadas pelo governo trata do reajuste anual de 7%, que contempla servidores efetivos do Poder Executivo e Militares, ativos, inativos e pensionistas, com pagamento de 5% no mês de novembro de 2009 e 2% em maio de 2009. A outra medida dispõe sobre o quadro organizacional e funcional da Procuradoria Geral do Estado.

A assinatura dos atos pelo governador Carlos Henrique Gaguim (PMDB) foi aplaudida por representantes de sindicatos de servidores e associações militares e dezenas de funcionários públicos. Em seguida o chefe do Executivo entregou para o presidente da AL, Júnior Coimbra o projeto do governo que dispõe sobre o acordo com os sindicatos referente ao reajuste de 25% dos vencimentos para servidores concursados do Quadro Geral e da Saúde.

A parceria do governo com o Parlamento foi ressaltado pelo presidente da Assembleia, Júnior Coimbra ao destacar a importância da sintonia dos poderes harmônicos para agilizar a viabilização e aprovação dos projetos. “Estou muito satisfeito em participar desse momento histórico para os servidores e um dos mais importantes da minha carreira política, porque sofremos junto com os servidores quando esse benefício foi retirado de forma inesplicável em 2007 e agora estou tendo a oportunidade de acompanhar esse desfecho com a correção dessa injustiça”, enfatizou.

Ainda durante o evento, a pedido de Júnior Coimbra, foi concedida a palavra para os deputados que estavam na solenidade se pronunciarem a respeito das tentativas de negociação com o ex-governador para que essa medida fosse realizada. Nos discursos, os parlamentares ressaltaram o esforço e empenho das categorias, através de suas representações, e parabenizaram os mesmos pela conquista e reconhecimento destacando a relevância da decisão do governo com a valorização dos servidores.

O governador Carlos Gaguim, por sua vez, confirmou o seu compromisso com o progresso do Tocantins e salientou que seu governo será pautado pela política da verdade e da justiça e pediu aos sindicatos que o ajudem a administrar o Estado fiscalizando os órgãos públicos. “Estamos fazendo um governo em parceria com a sociedade e nos dedicando nas ações de desenvolvimento para todo o povo do Tocantins”, concluiu.

Fonte: Dicom/AL