Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

João Ribeiro é um dos 8 senadores da Comissão Representativa do Congresso

João Ribeiro é um dos 8 senadores da Comissão Representativa do Congresso Foto: Divulgação

Foto: Divulgação João Ribeiro é um dos 8 senadores da Comissão Representativa do Congresso João Ribeiro é um dos 8 senadores da Comissão Representativa do Congresso

A Comissão Representativa do Congresso Nacional aprovou nesta segunda-feira, 25, mensagem do presidente da República que solicita ao Congresso Nacional autorização para aumentar o contingente militar brasileiro no Haiti. A Comissão, formada por oito senadores e 17 deputados federais, trata somente de assuntos urgentes e inadiáveis como as questões de Política Externa brasileira durante o recesso parlamentar.

O senador João Ribeiro (PR-TO) e o deputado federal Eduardo Gomes (PSDB-TO), únicos tocantinenses membros titulares da Comissão, defenderam o aumento das tropas brasileiras por se tratar de solicitação expressa da ONU. Os deputados Vicentinho Alves (PR-TO) e Osvaldo Reis (PMDB-TO), membros suplentes da Comissão, não participaram da reunião.

A Comissão aprovou o envio de mais 1.300 militares brasileiros para o Haiti. Eles vão se somar a outros 1.300 militares que já se encontram naquele país, vitimado por violento terremoto em 12 de janeiro último. Novecentos militares serão enviados imediatamente e 400 ficarão de prontidão.

As tropas brasileiras compõem a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah, em francês). Desde o terremoto, o contingente brasileiro vem atuando na segurança, distribuição de água e alimentos, no atendimento a feridos e desabrigados e agora, com o fim oficial da procura por sobreviventes, vai auxiliar na reconstrução do Haiti.

Na defesa do envio da nova tropa brasileira com líder do PR no Congresso Nacional, João Ribeiro declarou que "o aumento das tropas brasileiras no Haití contribuirá para a manutenção da paz e para o apoio às esforços de reconstrução do país da América Central, depois dos terremotos das ultimas semanas".

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro