Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Melck Aquino

Foto: Melck Aquino

Na abertura da 8ª Feira Internacional da Associação Brasileira de Produtos e Equipamentos Ópticos - Expoabióptica 2010, ontem, quarta-feira, 14, em São Paulo, o senador João Ribeiro (PR) defendeu que o Tocantins crie as condições para se tornar um polo da indústria ótica brasileira e convidou os empresários presentes ao evento para conhecerem o Estado. As declarações do parlamentar foram feitas na presença do governador Carlos Henrique Gaguim, também presente na exposição, e que disse que "o Tocantins estará com portas abertas para quem quiser investir e gerar empregos".

O presidente da Abiótica, Bento Alcoforado, ressaltou que o senador João Ribeiro e o governador Carlos Gaguim tem sido parceiros importantes da indústria ótica, e que ambos sempre prestigiam os eventos do setor. Alcofodado, fez um balanço positivo da indústria ótica, mesmo depois da grave crise mundial que se iniciou pela bolha imobiliária norte-americana, e ressaltou a importância da Expoabióptica 2010 como alavancadora de novos negócios.

O senador João Ribeiro (PR), que é considerado pelo setor ótico como o seu maior defensor no Congresso Nacionl, também comentou sobre a instalação, em breve, de uma fábrica da multinacional chinesa General Optical, em Palmas. O terreno, de 14 mil metros, já foi negociado com o Governo e prevê a geração de 400 empregos diretos quando estiver em funcionamento.

O presidente da multinacional General Optical para a América Latina, o tocantinense Tom Lyra, estima que dentro de cinco meses a fábrica comece a operar, gerando um faturamento mensal em torno de 10 milhões com fabricação de três mil a cinco mil óculos por dia. O grupo já atua no Tocantins com uma central de distribuição nacional, com 130 funcionários.

Considerado o terceiro maior evento mundial do setor óptico, a Expoabióptica, que reúne nesta edição mais de 100 expositores, no Expo Transamérica, acontece até o próximo sábado, com a realização de negócios, palestras e apresentação das principais tendências mundiais no ramo ótico.

Estiveram também na abertura do evento a deputada federal Nilmar Ruiz (PR), os deputados estaduais Sandoval Cardoso (PMDB) e Eduardo do Dertins (PPS), o ex-prefeito de Dianópolis Deodato Póvoa, e o procurador-geral do Estado, Haroldo Rastoldo.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa João Ribeiro