Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Tocantins recebeu a posse de mais um imóvel rural para criação de novo projeto de assentamento. A emissão na posse da Fazenda Agropecuária Estrela, localizada nos municípios de Talismã e Alvorada, ocorreu dia 1º de setembro.

O imóvel, desapropriado por não cumprir sua função social, tem área de 3.702 hectares e capacidade de assentamento de 89 famílias de trabalhadores rurais sem terra. Com a posse da área e o licenciamento ambiental prévio concluído, o Incra aguarda a publicação da portaria de criação de projeto, no Diário Oficial da União, para selecionar e promover o assentamento das famílias cadastradas, em até 30 dias.

Com a criação do projeto serão beneficiadas famílias indicadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alvorada. O Superintendente Substituto do Incra/TO, Ruberval Gomes da Silva, afirma que o momento da imissão na posse é importante para as famílias do futuro projeto, pois representa garantia de trabalho, renda, dignidade e cidadania.

Ele explica também que a criação de um novo assentamento prevê a elaboração de plano de desenvolvimento da área e a concessão de créditos às famílias. Outros investimentos serão realizados na demarcação das parcelas, contratação de assessoria técnica e aberturas de estradas a fim de promover o desenvolvimento do projeto.

Cada família receberá recursos do Programa de Crédito Instalação no valor de até R$ 27 mil para garantir a segurança alimentar, o início das atividades produtivas e a construção de casas. O investimento inicial na instalação dessas famílias será de R$ 2.403.000,00.

O Incra/TO aguarda, nos próximos quinze dias, a imissão na posse de outros dois imóveis rurais desapropriados para assentar mais 86 famílias de trabalhadores rurais sem terra, nos municípios de Ananás e Silvanópolis.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Incra