Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Acontece nesta terça-feira, 28 de setembro, às 20h30, no auditório da Escola Municipal Santa Bárbara, a Solenidade de Conclusão e Certificação da Etapa de Qualificação Profissional das alunas do Mulheres Mil, Projeto Cidadania Pela Arte.

O Mulheres Mil é um programa do Ministério da Educação (MEC) e está inserido nas atividades de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Ele tem como objetivo oferecer formação profissional e tecnológica a cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A qualificação para o trabalho se dá com certificação educacional, mecanismos que podem auxiliar melhorias em escala nas comunidades em que vivem: autoestima, sustentabilidade econômica, formação educacional, inclusão social e o exercício da cidadania.

O programa está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo do Brasil, especialmente nos eixos promoção da eqüidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. O programa também contribuiu para o alcance das Metas do Milênio, promulgada pela ONU em 2000 e aprovada por 191 países. Entre as metas estabelecidas estão a erradicação da extrema pobreza e da fome, promoção da igualdade entre os sexos e autonomia das mulheres e garantia da sustentabilidade ambiental.

Integrado a essas prioridades, o Mulheres Mil tem como objetivo promover até 2010 a formação profissional e tecnológica de cerca de mil mulheres desfavorecidas das regiões Nordeste e Norte. A meta é garantir o acesso à educação profissional e à elevação da escolaridade, de acordo com as necessidades educacionais de cada comunidade e a vocação econômica das regiões.

Da redação com informações do portal Mulheres Mil