Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Conselho Comunitário de Segurança da Vila Independência encaminhou nota de repúdio pelo fato da prefeitura de Palmas ter fechado o núcleo dos Pioneiros Mirins nas quadras 503, 603, 605 e 607 norte.

Os núcleos atendiam cerca de 300 beneficiários que recebiam bolsa do programa.O conselho cobra um debate entre a prefeitura e a comunidade sobre o assunto e reafirma a necessidade do programa para as famílias.

A prefeitura rompeu a parceria com o Estado e fechou os núcleos da capital na quarta-feira, 17.

Veja na íntegra a nota de repúdio do presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Vila Independência:

Nesta quinta feira (18/11/10) a comunidade da Vila Independência, região que abrange as quadras 503, 603, 605, 607 Norte, recebeu com tristeza a notícia do fechamento do núcleo do programa social pioneiros Mirins que ora funcionava na 603 Norte. Com esta medida mais 300 beneficiários do programa deixam de serem assistidos pelo programa.

Esta situação gerou revolta e descontentamento por parte da comunidade e do Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social da região.

O Governo do Estado através da Fundação dos Pioneiros Mirins garantia a bolsa mensal para as crianças, a Prefeitura garantia parte dos profissionais e o espaço físico, acontece que a Prefeitura de Palmas através da Secretaria de Desenvolvimento Social Trabalho e Emprego, depois de tanto tempo resolveu não mais continuar a parceria com o Estado, alegando que o programa não atende as expectativas da Secretaria. No caso do núcleo fechado tratava de um espaço alugado.

Num momento em que todo o Brasil discute ações que gerem amparo e assistência social, em Palmas a Prefeitura decide não mais apoiar programas que tiram nossa criançada da ociosidade da marginalidade e do risco da rua, pois vale lembrar que a rede municipal de ensino ainda não conseguiu garantir ensino integral para a maioria das crianças de nossa cidade.

O Conselho Comunitário de Segurança cobra das autoridades municipais e estaduais um profundo debate em torno do tema, no sentido de unirmos esforços para garantir o não fechamento do núcleo dos Pioneiros Mirins da 603 Norte. O Conselho considera que o Programa Pioneiros Mirins ajuda no combate à marginalidade e a criminalidade juvenil, por isso da importância de sua permanência, ampliação e aperfeiçoamento.

Erivelton da Silva Santos

Presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Vila Independência.