Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Desembargadores e Juízes do Tocantins irão receber o certificado digital a partir desta segunda-feira, dia 22, durante evento que acontecerá no Auditório Feliciano Machado, na sede do Tribunal de Justiça (TJTO). A cerimônia de abertura está marcada para às 9 horas. O processo de certificação dos Magistrados seguirá até a próxima quarta-feira, dia 24, sendo que a organização dos atendimentos ficou da seguinte forma: no dia 22 serão atendidos os juízes da Região Norte do Estado; dia 23, da Região Sul; e dia 24, da Região Central.

Paralelo ao processo de certificação, o TJTO, a Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins (OAB-TO) realizarão um Ciclo de Palestras com o tema: “O Processo Judicial Eletrônico”.

Participarão do evento, como palestrantes, o Juiz Federal Friedman Wendpap, que discorrerá sobre o tema “A informática como facilitadora do acesso ao Poder Judiciário”; e a Diretora da Escola Superior de Advocacia do Paraná, advogada Rosane Wendpap, que falará sobre o tema “Processo eletrônico e a facilitação da atividade profissional do advogado”.

A certificação digital tem o objetivo de aumentar a segurança e diminuir custo e tempo de tramitação processual, sendo um documento que permite a assinatura de atos processuais em formato eletrônico.

O presidente da Asmeto, Allan Martins Ferreira, frisa que a associação apoia e incentiva o início da digitalização dos processos porque entende que essa é uma forma de dar mais agilidade aos julgamentos. “Em razão de ser essa uma mudança de paradigma brusca e considerando que nem todos estão completamente preparados, em função da nova tecnologia, a Asmeto hipoteca todo seu apoio na realização desse evento, de forma que todos os magistrados se familiarizem com o tema”, destaca, acrescentando que as oficinas que se seguirão são fundamentais para a correta compreensão do instrumento que está sendo colocado à disposição do exercício jurisdicional.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ TJ