Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Idealizado e realizado pelos acadêmicos de Comunicação Social do Ceulp/Ulbra, em parceria com a Hemorrede do Tocantins, o projeto “Consciência de Vida” visa conscientizar e desmistificar sobre a importância, a funcionalidade e o processo de doação de sangue e do cadastro de medula óssea, bem como sensibilizar a população a tornar-se voluntária dessa causa.

O projeto será desenvolvido em duas etapas que envolvem ações de conscientização. A primeira - Ação de mobilização – será realizada de 29/11 a 03/12, nas universidades, nos veículos de comunicação e nas assessorias. Esta etapa busca atingir, principalmente, a classe dos comunicólogos, por meio de peças publicitárias, palestras e ações lúdicas. Nesta edição, contamos com a colaboração da família do jornalista Jefferson Nascimento, que faleceu sem conseguir um doador compatível.

A segunda etapa – “Dia D da Conscientização do Doador - Comunicólogo” – será o ápice e o encerramento do projeto, no dia 4 de dezembro, das 10h às 16h, no Palmas Shopping. Neste dia, o público-alvo terá o espaço para doar sangue e ser voluntário do cadastro de medula óssea. Além disso, o voluntário pode ser um agente multiplicador levando um amigo que também se tornará um potencial doador.

Como o projeto “Consciência de Vida” foi pensado de acordo com a necessidade e a estrutura organizacional do órgão, as próximas edições, serão realizadas pelos próprios profissionais do Hemocentro. Este projeto foi desenvolvido, por acadêmicos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, durante a disciplina “Projeto Experimental 2 - Ação Comunitária”, ministrada pelos professores Edglei Rodrigues e Jocyelma Santana, e orientada pela professora Valdirene Cássia da Silva.

Programação

Palestras e visitas
29/11 – Visitas nas Assessorias de Comunicação do Município e do Estado
30/11 – Visita na Universidade Federal do Estado do Tocantins (UFT) – às 9h.
01/11 – Palestra no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA) – às 19h45
02/11 – Visitas nos Veículos de Comunicação
03/11 – Visitas nas Assessorias de Comunicação do Município e do Estado

Dia “D”
04/12 – Palmas Shopping – 10h às 16h.
PALESTRA DE CONSCIÊNTIZAÇÃO DO DOADOR – CEULP/ULBRA
Dia: 1º de Dezembro de 2010
Local: Mini Auditório (563)
Horário: 19h45
Tema: “Um pequeno gesto de amor que salva vidas”.
Palestrante: Pedagoga e gerente do setor de captação de Doador de Sangue e de Cadastro de Medula Óssea do Hemocentro, Denis Gomes Rodrigues.
Depoimento: Patrícia Alves do Nascimento – Irmã do jornalista Jefferson Nascimento, vítima da leucemia em 2007.
Apresentação do Projeto: Acadêmicos do curso.

Informações adicionais

O Hemocentro do Tocantins tem como principal objetivo garantir a população do Estado o fornecimento de sangue em quantidade suficiente para atender a demanda com eficiência em todo seu processo, conquistar voluntários para o cadastro de medula óssea e conscientizar a população sobre a importância das doações. Foi averiguado que o órgão possui algumas dificuldades para alcançar o objetivo proposto. Desta forma, se faz necessário um trabalho de ação comunitária realizado por acadêmicos de comunicação social do Ceulp/Ulbra, onde ajude o Hemocentro a atingir suas metas.

Fonte: Assessoria de imprensa Ceulp/Ulbra