Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: André Camargo

O prefeito de Palmas, Raul Filho (PT) e o senador João Ribeiro (PR) reuniram ontem (17), em Brasília, com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamim Zinler para mais uma tentativa de recuperar a perda ocorrida no repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) de Palmas, em 2007. O TCU é quem define o valor de repasse (de FPM) que cada município brasileiro deve receber do Governo Federal.

Depois de se encontrarem no gabinete do senador João Ribeiro, ambos se dirigiram ao prédio sede do Tribunal, em Brasília. O senador tocantinense deixou o TCU confiante de que a prefeitura de Palmas poderá voltar a receber em breve o mesmo índice que recebia antes de 2006, quando o IBGE era o único responsável pelos levantamentos estatísticos do Estado e da capital.

Perda de quase 50%

Naquele ano, segundo os autores do levantamento do Produto Interno Bruto do Estado, naquele ano foi registrado um descomunal aumento do PIB do Tocantins. Como conseqüência, surgiu nas planilhas um aumento da renda per capita dos moradores de Palmas. Com isto, o índice do FPM da capital caiu de 5,45 para 2,75, reduzindo o repasse em pouco mais da metade, explicou o prefeito Raul.

Depois de ouvir a argumentação dos dois representantes do Tocantins, o presidente do TCU prometeu avaliar novamente o caso em busca de melhor solução para a prefeitura de Palmas.

Jantar em Brasília

Ainda em Brasília, João Ribeiro participa hoje (18) à noite de jantar organizado pelo Partido da República à sua bancada de parlamentares. O jantar terá a participação do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento e membros da Executiva Nacional. O Partido da República conta hoje com 42 deputados federais e 05 senadores.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ João Ribeiro