Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Em discurso proferido durante a sessão especial de posse dos deputados, o deputado Sargento Aragão (PPS) destacou seu retorno à Assemebleia Legislativa após ter assumido o cargo interinamente como suplente de Eduardo do Dertins, em 2009. “Esta foi a primeira vez que um deputado perde o mandato e retorna à Assembleia Legislativa”, disse.

Se dirigindo diretamente ao deputado Freire Júnior (PSDB), Aragão frisou as medidas iniciais de governo propostas pelo governador Siqueira Campos (PSDB). De acordo com ele, “o Estado conseguiu reduzir mais de 70%, pois não é mais necessário mexer na LDO e tirar a independência do Tribunal de Justiça, do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública do Estado”, completou.

“Aqui neste poder vai existir o equilíbrio de forças. Isso é bom, é salutar para a nossa sociedade. A partir de hoje é um novo tempo, de independência dos poderes e de democracia para o Estado do Tocantins. A liberdade falará mais alto em todos os setores” exclamou Aragão.

Aragão ainda destacou, em tom de crítica, a demissão em massa promovida pelo novo governo, após resolução do Supremo Tribunal Federal em extinguir os mais de 20 mil cargos comissionados do Estado. “O atual governador, sem esperar até o mês de julho, quando determinado pelo STF, demitiu mais de 20 mil pais de família”, completou.

Lembranças de Gaguim

Durante sua fala, Aragão ainda ressaltou o final do mandato do ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) que, de acordo com ele, conseguiu zerar as folhas de pagamento do Estado, em dezembro do ano passado. De acordo com o deputado, “também fico muito triste, quando o nosso governador, Carlos Gaguim, conseguiu pagar com o mesmo recurso 3 folhas de pagamento”, completou.

Críticas ao governo

O deputado citou um caso específico de um policial de Brasilândia que teria conseguido uma folga de seu batalhão e logo após recebeu voz de prisão por ter abandonado seu posto. “Será que este governo será assim? Isso não é desumano?”, questionou.

Sobre a eleição para a presidência da Casa, o deputado do PPS citou a divisão da Assembleia em dois grupos com 12 deputados compondo cada bancada. Segundo as palavras de Aragão, “teremos 12 companheiros que se colocaram na trincheira e somar a resistência desse parlamento”. No ato de seu discurso, o deputado enumerou os 12 deputados que farão parte da bancada de oposição nesta nova legislatura.