Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Nesta segunda-feira, 28, a Faculdade Católica do Tocantins e a Ordem dos Advogados do Brasil no Tocantins, realizam na abertura do semestre letivo do Curso de Direito, um Ciclo de Palestras. O evento é aberto aos estudantes da instituição e aos advogados interessados nos temas em discussão.

A abertura está marcada para às 19h30, com a palestra “O Novo Direito Processual Brasileiro”, proferida pelo secretário geral do Conselho Federal da OAB, membro da Comissão do Senado que elaborou o Projeto do Novo Código de Processo Civil, Dr. Marcus Vinicius Furtado Coelho.

Na terça-feira, 01, a partir das 08h30, é a vez da palestra “Curso de Direito: Educar ou Ensinar? Substituição Semântica do Modelo de Ensino Jurídico”, apresentada pelo professor mestre e advogado Membro do Conselho Nacional do Ministério Público, Adilson Gurgel de Castro.

O Ciclo de Palestras acontece no Auditório da OAB/TO, em Palmas e é gratuito. Estarão presentes alunos, professores, e a direção da FACTO, além do presidente da OAB-TO, Ercílio Bezerra.

Currículo dos palestrantes:

Dr. Marcus Vinicius Furtado Coelho, Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Piauí, pós-graduado em Direito Processual, pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Direito Fiscal e Tributário, pelo Instituto de Ensino Jurídico. Doutorando em Direito Processual pela Universidade de Salamanca na Espanha. Foi Procurador Geral do Estado do Piauí, professor da Escola Superior da Magistratura, Escola Superior do Ministério Público do Estado do Piauí, Escolas de Advocacia dos Estados de Piauí, São Paulo, Distrito Federal e Escola Judiciária Eleitoral e membro da banca examinadora da pós-graduação da Universidade de Brasília UnB. Atualmente é professor convidado pela Escola Nacional de Advocacia e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Diretor Secretário-Geral do Conselho Federal da OAB, membro da Comissão de Juristas do Senado para o novo CPC e autor dos livros: Processo Civil Reformado, editora Forense, Direito Eleitoral e Processo Eleitoral, editora Renovar, Inviolabilidade do Direito de Defesa, editora Delrey, Manual do Direito Eleitoral, Agentes Públicos A conduta no período eleitoral, Abuso de Poder nas Eleições - Instrumentos Processuais Eleitorais, editora da OAB. Possui artigos publicados em revistas científicas, como do Instituto Brasileiro de Direito Processual e Consulex.

Prof. MsC. Adilson Gurgel de Castro, um dos escolhidos para representar o Conselho Federal da OAB no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), 35 anos de profissão, 26 dos quais participando de atividades da OAB em diversos postos. Atual conselheiro federal da entidade, é presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico do Conselho Federal da OAB desde o início da gestão presidida por Cezar Britto.

Formado bacharel em Ciência Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1973, é mestre em Direito pelo curso de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. É diplomado pelo Clover Park High School, do Estado Washington (EUA), e detém o Michigan Certificate of Proficiency in English, da Universidade de Michigan. Foi presidente da Seccional da OAB do Rio Grande do Norte por três vezes. Foi Conselheiro Seccional por quatro mandatos, tendo iniciado o primeiro em 1983. É membro da Primeira e da Terceira Câmara do Conselho Federal da OAB.

Fonte: Assessoria de Imprensa OAB