Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Durante este último feriado, algumas pessoas preferiram ficar longe das agitações das festas carnavalescas e escolheram lugares que lhe oferecessem lazer e bem-estar associados ao contato com natureza. Visando atingir esse público, a Companhia Independente de Polícia Militar Ambiental (Cipama) intensificou suas ações no período de 03 a 09 deste mês, através da “Operação Carnaval 2011”, desenvolvendo atividades de fiscalização e educação ambiental por todo o Tocantins.

Este ano a operação teve por objetivo, além do combate a crimes ambientais, coibir o trafico de drogas e armas de fogo através de barreiras fixas em todas as fronteiras do Estado. A operação foi executada através de patrulhamento terrestre e aquático e barreiras de fiscalização nas fronteiras com os Estados do Pará, Goiás, Bahia, Piauí e Maranhão, no Parque Estadual do Jalapão e em pontos estratégicos de várias rodovias estaduais e estradas vicinais próximos aos municípios fiscalizados. Os trabalhos foram desenvolvidos em locais com grande aglomeração de pessoas e principalmente naqueles com maiores incidências de crimes ambientais.

Outra inovação nos trabalhos da Cipama foi a determinação do comandante geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos, de todas as Unidades subordinadas ao Comando do Policiamento do Interior nas localidades onde não houve festividades do carnaval e que estava com equipes da Operação de Carnaval da Cipama os comandantes de UPM dessem total apoio disponibilizando efetivo policial para as barreiras de fiscalização da Cipama.

As ações da Cipama foram desenvolvidas através de equipes de policiais militares ambientais distribuídas em 10 regiões do Tocantins, alcançando o objetivo de montar barreiras policiais em todo o Estado. Além dos trabalhos realizados nas fronteiras do Estado, os pelotões e destacamentos da Cipama mantiveram suas fiscalizações rotineiras.

Durante a Operação foram realizadas sete prisões em flagrante delito sendo que seis pessoas foram presas pelo porte ilegal de arma de fogo, 19 Termos de Apreensões dentre eles pescados, animais silvestres, madeiras, produto mineral e veículo utilizado para a prática de crime ambiental. Foram aplicados 24 Autos de Infração correspondentes ao valor de R$ 53.000,00. Durante a Operação foram realizadas 91 doações de pescados a pessoas carentes no Estado.

Na segunda-feira, 07, policiais da Cipama resgataram sete pessoas que haviam naufragado no Lago da Usina Hidrelétrica de São Salvador devido a uma forte chuva enquanto faziam a travessia no lago. As vítimas pertenciam a uma mesma família e foram resgatadas todas com vida.

Embora tenham sido registradas algumas ocorrências, os resultados obtidos foram considerados positivos. Os números demonstraram que a presença da Cipama inibiu a ação dos agressores ao meio ambiente e mais importante foi a constatação, durante as abordagens, da sensibilização de pessoas para a efetivação da relação equilibrada do homem com a natureza.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Cipama