Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Daniel Bezerra

A presidente Nacional do PR Mulher, Nilmar Ruiz, esteve na manhã desta terça-feira, 15, na sede do Incra do Tocantins ministrando palestra sobre a importância da participação da mulher na política. Nilmar foi convidada pela Associação dos Servidores do Incra/Tocantins que realizou evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08.

Em sua palestra, Nilmar falou da desigualdade que ainda existe na distribuição de terras na Reforma Agrária entre homens e mulheres. “A cada 100 títulos de terras oferecidos através de Reforma Agrária, apenas 12 são para mulheres. Outro ponto é que apenas 10% de todo o crédito agrícola oferecido vão para mulheres”, destacou Nilmar.

A presidente Nacional do PR Mulher também lembrou os principais avanços conquistados pela mulher ao longo da história na busca da construção de uma sociedade igualitária. Como exemplo desses avanços, Nilmar citou o direito à educação e à permissão de votar e ser votada como os principais avanços conquistados pela mulher. Para Nilmar, a educação é a forma que as mulheres têm para aumentar sua participação nas instâncias de poder, pois com mais conhecimento, as mulheres têm como expor suas ideias e suas propostas.

Nilmar estimulou as mulheres a participarem mais da vida pública e das discussões políticas. “A mulher precisa participar. Precisa fazer parte dos sindicatos, associações, da política e da vida partidária. Aumentando sua participação, a mulher pode mudar a realidade”, completou a presidente Nacional do PR Mulher.

O evento foi organizado pela Associação de Servidores do Incra/TO, através de seu diretor, Oliveira, com a contribuição do superintendente do órgão no Tocantins, Ruberval Gomes, e teve a participação também da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Tereza Ibiapina, e da coordenadora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins (Fetaet), Antônia Leão.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nilmar Ruiz