Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria de Cultura do Tocantins, por iniciativa da secretária Kátia Rocha, promove nesta quinta-feira, 17, uma oficina de percussão voltada para atender os meninos e meninas do projeto Tambores do Tocantins e os músicos profissionais percussionistas do Estado. A oficina será comandada pelas integrantes do grupo carioca Mulheres de Chico, e se realiza no Theatro Fernanda Montenegro, gentilmente cedido pela Fundação Cultural de Palmas.

O encontro técnico-musical terá duas horas e meia de duração, com início previsto para 19h e deve atender cerca de 40 participantes. As inscrições já podem ser feitas gratuitamente na coordenadoria de música da Secretaria de Cultura do Estado do Tocantins. Maiores informações pelo e-mail: evertoncoordenacaodemusica@cultura.to.gov.br..

O espaço do Theatro Fernanda Montenegro estará aberto ao público em geral no dia 17, mas os organizadores esclarecem que não se trata de um show e sim de uma oficina voltada para formação profissional e troca de experiências entre músicos, de caráter mais técnico.

O Mulheres de Chico é um grupo feminino de percussão que se uniu no carnaval de 2006, no Rio de Janeiro, para fazer uma releitura do universo musical criado pelo compositor carioca Chico Buarque de Hollanda, interpretando suas canções dentro de uma estética inusitada, com destaque para a formação instrumental tradicional das Escolas de Samba. Desde 2007 os eventos que elas realizam no período carnavalesco fazem parte do calendário oficial da capital fluminense. Instrumentistas conceituadas, muitas integram escolas de samba ou desenvolvem projetos musicais paralelos.

A oficina foi viabilizada através de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado e a Casa do Melck, onde o grupo Mulheres de Chico se apresenta na próxima sexta-feira, dia 18.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Casa do Melk