Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Depois que moradores relataram à equipe do Conexão Tocantins no sábado, 30, um pequeno tremor por volta das 05:17 da madrugada no município de Brejinho de Nazaré a Defesa Civil do Tocantins vai apurar o caso.

Não foi registrado nenhuma alteração sismológica no município pelo órgão mas uma equipe será deslocada para o município para monitoração, segundo informou Geraldo da Conceição, Major Primo, secretário executivo da Defesa Civil no Tocantins. Segundo relatos dos moradores, primeiro ocorreu um estrondo depois um pequeno tremor quando móveis chegaram a se mover inclusive no Hospital do município.

“Tomamos conhecimento pela mídia e vamos fazer coleta de dados e encaminhar profissionais especializados na área para medir a intensidade”, frisou. Os profissionais vão usar um sismógrafo (aparelho que registra as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos terremotos).

O Major chama atenção para a necessidade de checar o caso. “Não é um caso de rotina no Tocantins, precisamos checar para alertar a sociedade. Se aconteceu em Brejinho pode acontecer em outro município precisamos nos preparar melhor”, frisou.

A prefeita do município, Miyuki Hyashida também relatou ter sentido o tremor. Em alguns locais da zona rural um trabalhador informou ao Conexão Tocantins que o tremor durou mais de dois minutos.

Ação humana

Não está descartada ainda a possibilidade de que o fenômeno tenha sido causado por efeito de alguma ação humana como por exemplo bombas em carvoarias. “Precisamos ver direitinho”, salientou.