Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A valorização dos praças do corpo de bombeiros foi defendida na manhã desta terça-feira, 14 pelo deputado estadual Sargento Aragão (PPS), durante sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa.

O parlamentar solicitou que os praças bombeiros tenham o mesmo tratamento dado à Polícia Militar, com promoções anuais, destacando também que em abril deste ano apresentou requerimentos sobre essa questão. “Apresentei nessa Casa e foram aprovados os requerimentos solicitando que os bombeiros tenham a mesma valorização e tratamento dado à polícia militar”, destacou.

Aragão destacou ainda que a lei que estabelece os critérios para promoção dos bombeiros deve ser revista. “Essa lei tem um caráter subjetivo, deve ter determinações mais claras para proporcionar promoções justas”, afirmou.

Em sua fala, Aragão destacou que o bombeiro no Tocantins é melhor remunerado e que essa valorização é uma conquista da classe decorrente do movimento reivindicatório de 2001. “A partir de dois de julho os bombeiros receberão R$ 2.850, o que é melhor, mas queremos o piso que a PEC 300 institui, que é de R$ 5 mil para os praças, que inclusive foi um dos compromissos que o atual governador fez com a classe e que vamos cobrar para que aconteça”, destacou informando que o corpo de bombeiros independente foi criado a partir de um projeto de lei de sua autoria.

Outra questão levantada foi o vale alimentação dos bombeiros. O Deputado questionou a suspensão do benefício, frisando ainda que o bombeiro deve receber o auxílio integral. “Esse profissional trabalha 240 horas por mês, mais do que qualquer servidor público, tem o direito a receber o valor do vale de forma integral e não descontando quando o bombeiro está de folga ou em viagem”, afirmou.

Rio de Janeiro

O movimento reivindicatório dos bombeiros no Rio de Janeiro também foi citado durante a sessão. O deputado Sargento Aragão repercutindo matéria veiculada na imprensa sobre o assunto,

Aragão comentou ainda sobre a marcha realizada no último domingo, 12, no Rio de Janeiro, que reuniu cerca de 30 mil pessoas e que contou com a participação de bombeiros da Argentina, Chile, Japão, Miami e Nova Iorque.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Sargento Aragão