Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Convidado para visitar as instalações do Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã (Cemix-Warã), o Deputado José Roberto (PT) foi recebido na tarde desta terça-feira, 21, por lideranças indígenas na sede da escola em Tocantínia.

Os xerentes deram as boas vindas ao deputado com duas apresentações culturais realizadas por alunos do CEMIX, sob a coordenação da professora de artes e língua indígena Noemi Xerente. “A primeira apresentação, com homens e mulheres, só é feita quando a gente recebe a visita de alguém e é um ritual pra gente agradecer a presença. A segunda apresentação é uma demonstração do ritual de nominação onde só participam homens e no meio do mato”, explicou a professora.

O diretor do Cemix, Paulo Waikarnase, ressaltou a importância da visita do Deputado Zé Roberto. “Nós estamos muito agradecidos por ter atendido o nosso convite de vir conhecer de perto nossas necessidades”, disse ele que em seguida entregou ofícios que solicitam a reforma do prédio e aquisição de equipamentos para os cursos técnicos de informática e enfermagem oferecidos pela instituição.

As estradas vicinais da Reserva, a melhoria na alimentação dos alunos, aquisição de materiais esportivos, também foram foco das reivindicações dos indígenas.

Reivindicações

O presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do Tocantins, Lázaro Xerente, ressaltou a importância do empenho do Governo do Estado para melhorar a condição de vida dos indígenas. “Muitos deputados só passam por aqui pra pedir voto e depois esquecem do povo Xerente. Precisamos muito da parceria do Governo, principalmente na saúde. Nós também precisamos da atenção das secretarias de Educação e Cultura para que tenhamos uma educação realmente diferenciada e é muito importante o apoio para nossas atividades culturais porque depois de 500 anos de luta nossos alunos ainda querem preservar nossas cultura e tradição”, destacou.

O presidente do Grêmio Estudantil do Cemix-Warã, Darci Kazdaze Xerente, que entregou ofício solicitando materiais para a prática esportiva dos estudantes também agradeceu a presença do Deputado Zé Roberto. “Estamos muito alegre com sua vinda. O que o Diretor falou é a situação que passamos no dia a dia, é o desafio do estudante indígena xerente e a gente espera que olhe pra gente”, frisou.

Luta

“É um prazer muito grande estar aqui. Pra mim é uma honra e quando recebi o convite de vir conhecer a escola não hesitei. Esse mandato pertence a todos os trabalhadores e agora pertence também ao povo xerente e tudo o que puder fazer pra que tenham suas reivindicações atendidas eu vou lutar também”, ressaltou Zé Roberto, informando que vai solicitar uma reunião com o secretário de Educação do Estado, Danilo de Melo, para apresentar as reivindicações dos indígenas.

Presente

Ao final da visita, Zé Roberto recebeu um colar de presente do estudante do 1º ano do curso técnico de Enfermagem, Romário Xerente. “Este colar é utilizado durante nossos rituais de festa de nominação”, informou.

Além dos alunos e professores, também participaram da reunião os caciques Valter Xerente, Elias Xerentes, e os vereadores indígenas de Tocantínia Alexandre e Ivan Xerente.

O Cemix - Centro de Ensino Médio Indígena Xerente – Warã foi inaugurado em 2006 possui 314 alunos e 16 professores. Warã significa um local utilizado para reuniões e confraternizações.

Xerente

Os Xerente vivem em uma reserva indígena que somam mais 183 mil hectares, que abrange municípios de Tocantínia, Rio Sono e Pedro Afonso. De acordo com informações do vereador Ivan Xerente, atualmente, existem cerca de 3 mil indígenas desta etnia, divididos em 59 aldeias.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ José Roberto Forzani