Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Depois da região Norte do Estado, agora chegou a vez da região Sul ter acesso direto aos serviços oferecidos pela Justiça Federal. Isso graças à instalação da Vara Federal em Gurupi, nesta quarta-feira (22). Além da solenidade de instalação da Vara, constam na programação a posse dos servidores e assinatura do Termo de Exercício do juiz federal Márcio José de Aguiar Barbosa, diretor da Subseção. O evento contará com a presença do presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, desembargador Olindo Menezes, do diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, José Godinho Filho, entre outras autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo. Os trabalhos terão início às 18h, na sede da Subseção, localizada na avenida São Paulo, 1680.

A Subseção Judiciária de Gurupi foi proposta pela diretoria do Foro da Seção Judiciária do Tocantins em processo administrativo específico. A solicitação recebeu manifestação favorável quanto à jurisdição da Subseção também proposta pela Seção Judiciária do Tocantins. Assim a instalação da Vara Federal em Gurupi foi contemplada pela Resolução/Presi/Cenag de 18 de novembro de 2010 que autorizou a instalação, na Primeira Região, de 19 varas federais criadas pela Lei 12.011/2009.

A Subseção Judiciária de Gurupi compõe-se de Vara Única, com competência geral e Juizado Especial Federal Adjunto cível e criminal. Sua jurisdição abrange 35 municípios, entre eles: Dianópolis, Natividade, Alvorada, Araguaçu, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, São Valério da Natividade, Taipas , Taguatinga, Aliança do Tocantins, Almas, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador, Arraias e Novo Jardim.

Para o diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, Dr. José Godinho Filho, a instalação da Vara Federal em Gurupi representa um marco para a região e a consolidação do Estado. “O Tocantins foi privilegiado com uma maior capilaridade da Justiça Federal, que está presente hoje nas regiões Norte, Central e Sul do Estado, reduzindo distâncias e marcando a presença do Judiciário nas cidades do interior”, avaliou.

Fonte: Assessoria de Imprensa/