Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Cerca de 300 mil habitantes da Região Sul do Estado já podem contar com os serviços da Justiça Federal, Seção Judiciária do Tocantins. A Subseção Judiciária de Gurupi foi inaugurada na última quarta-feira, 22, em uma noite descrita pelos convidados como uma das mais festivas da história da cidade. O presidente do TRF1, desembargador federal Olindo Menezes, declarou aberto os trabalhos da Subseção, mas explicou que o atendimento ao público externo só terá início no próximo dia 08. Até então, a Vara Federal funcionará apenas com expediente interno para providências necessárias ao bom andamento da prestação jurisdicional da instituição.

Durante a solenidade de instalação da Vara, o juiz federal Márcio José Aguiar Barbosa assinou o termo de exercício como diretor da Subseção. Na ocasião, também foram empossados 17 servidores da Justiça Federal que agora compõem o quadro funcional da Subseção Judiciária do Tocantins. Além do presidente do TRF1, o evento contou com a presença dos desembargadores federais Cândido Ribeiro e Neuza Maria Alves da Silva, do presidente do TRE-T0, desembargador José de Moura Filho, do vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, Marcelo Albernaz, entre outras autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo.

O presidente do TRF1, desembargador Olindo Menezes, destacou em seu discurso o desafio proposto ao diretor da Subseção de Gurupi, Márcio José Aguiar de Barbosa. “Esta Vara possui competência geral com JEF adjunto, de modo que o Márcio tem pela frente um grande desafio em atender uma parcela muito significativa da população. Tenho certeza de que aqui será feito um trabalho exemplar, fazendo jus ao significado do nome da cidade de Gurupi, Diamante Puro, na língua Xerente. Assim esperamos que seja nossa prestação jurisdicional, como uma jóia”, avaliou o presidente.

Já o vice-diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, Marcelo Albernaz, antes de iniciar seu discurso, homenageou o diretor do Foro, José Godinho Filho, que por motivo de saúde de familiar próximo não pôde comparecer ao evento. “É lamentável a ausência do Godinho, que, além de competente magistrado, é um exímio administrador e muito se empenhou para que este grande dia chegasse”. Em sua homenagem, Abernaz abriu mão de suas palavras e proferiu a leitura do discurso escrito pelo próprio Godinho.

Compartilhou do mesmo sentimento de solidariedade o prefeito municipal Alexandre Abdalla que, além de lamentar a ausência do diretor do Foro, elogiou sua mão diligente e relembrou as constantes reuniões e visitas à cidade para que a instalação da Vara Federal em Gurupi se concretizasse. “Dr. Godinho, além de um grande amigo, é um homem de luta, um visionário, que não mediu esforços para trazer a Justiça Federal para nossa região”, destacou.

Localizada na Avenida São Paulo, 1680, a Subseção Judiciária de Gurupi compõe-se de Vara Única, com competência geral e Juizado Especial Federal Adjunto cível e criminal. Sua jurisdição abrange 35 municípios, entre eles: Dianópolis, Natividade, Alvorada, Araguaçu, Rio da Conceição, Porto Alegre do Tocantins, São Valério da Natividade, Taipas, Taguatinga, Aliança do Tocantins, Almas, Sandolândia, Santa Rita do Tocantins, São Salvador, Arraias e Novo Jardim. Segundo dados do IBGE, a população existente nesses municípios totaliza aproximadamente 300 mil habitantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Justiça Federal