Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Nesta sexta – feira, 01, o Governo do Estado por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), vinculado a Secretaria da Agricultura, Pecuária e do Desenvolvimento Agrário ( Segro), lança o PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar. A solenidade acontecerá às 9h, no auditório do Palácio Araguaia, e contará com as presenças do Governador Siqueira Campos, de prefeitos, produtores rurais e de outras instituições.

O PAA – Programa de Aquisição de Alimentos (Compra Direta Local) é uma das ações do Governo Federal, executado pelo Governo do Estado por meio do Ruraltins. Este ano serão investidos no Tocantins aproximadamente R milhões de reais, sendo mais de RS13 milhões na compra de produtos e o restante com despesas operacionais. Os recursos já estão disponíveis e beneficiarão 1.456 agricultores familiares em 137 municípios tocantinenses.

Segundo o Chefe da Assessoria Técnica e de Planejamento do Ruraltins, Adenieux Rosa Santana, o Compra Direta Local da Agricultura Familiar tem por objetivo adquirir dos agricultores familiares produtos a preços justos e doá-los a instituições como hospitais públicos, creches. escolas, APAES, abrigos de idosos e associações, garantindo o acesso a alimentos de qualidade aos cidadãos que vivem em situação de insegurança alimentar e nutricional. “ A previsão para este ano é que sejam atendidas 600 entidades que compõem a rede de proteção social do Estado, beneficiando cerca de 130 mil pessoas’, afirma o assessor técnico.

Cadastro

Para fazer parte do programa, o agricultor precisa realizar um cadastro nos escritórios do Ruraltins e obedecer aos critérios estabelecidos. Após a venda, o dinheiro é repassado na conta bancária indicada pelo agricultor familiar num prazo máximo de 30 dias.

Podem participar do Compra Direta Local agricultores inscritos no Pronaf - Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, sendo que cada beneficiado poderá comercializar até R$ 4.500,00 por ano em produtos como hortaliças, cereais, doces, legumes, derivados do leite, frutas entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Ruraltins