Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Paróquia Nossa Senhora do Carmo Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Paróquia Nossa Senhora do Carmo Paróquia Nossa Senhora do Carmo

Acontece em Monte do Carmo desta sexta-feira, 15, até a próxima segunda-feira os festejos de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Município, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário. A “Festa do Carmo”, como é conhecida, inicia no dia 7 de julho e estende-se até o dia 18 de julho.

O município está localizado na região central do Tocantins, a 96 km da Capital Palmas e auge dos festejos acontecem na Paróquia Nossa Senhora do Carmo.

Com relação à festa do Divino Espírito Santo, uma das mais fortes tradições do Tocantins, este ano compõem como festeiros o Imperador, Mario Gomes Alves; Imperatriz, Nazareth Gomes Alves; Rei, Joaquim Carlos Alves Filho (Carlinhos); Rainha, Elvanir Matos Gomes (Quininha); Capitão do Mastro do Divino, Otoniel Andrade Costa; Capitã do Mastro de Nsa Sra do Rosário, Antonia Carvalho.

Programação

15 de Julho

19 h na Igreja Matriz: Novena e Leilão de Nossa Senhora do Carmo; 20h: Festa do Capitão e Capitã do Mastro;

16 de julho

8h Missa em Louvor a Nossa Senhora do Carmo Padroeira da Cidade; 19 h Cortejo e Missa de Posse do Imperador e Imperatriz na Igreja Matriz;

17 de julho

7h30 Cortejo da Família Imperial e Missa em Louvor ao Divino Espírito; 14 h Inicio da Festa de Nossa Senhora do Rosário, com a Tradicional Caçada da Rainha; 19h Cortejo Festivo e Missa de Posse do Rei e Rainha de Nossa Senhora do Rosário na Igreja Matriz;

18 de julho

7h30 Cortejo acompanhado de Congos e Taieras, Missa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário (Santa Protetora dos Negros). Após as Missas e Cortejos é servido café com bolo no barracão dos festeiros; Todos os dias tem Baile nos clubes da cidade sempre a partir das 22h; 23h Encerramento da Festa.