Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventuras (ABETA), foi criada neste mês, em Palmas, com a coordenação estadual do empresário Luciano Cohen, proprietário da Korubo Expedições. A Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins (Adtur), apoiou a instalação da entidade no estado, para incentivar o profissionalismo do segmento. Nessa sexta-feira, 19, estão sendo convidados imprensa, agências de viagens, Sebrae e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) para encontro às 10h, no auditório da Adtur, onde serão apresentadas as empresas que se associaram aqui no Tocantins e os rumos propostos para o segmento.

A Abeta completou sete anos dia 9 deste mês e tem 310 associados presentes em 22 estados e no Distrito Federal, além de 24 Comissões Regionais e Estaduais. Já estão inscritas as operadoras turísticas Quatro Elementos, Korubo Expedições e Rota da Iguana. Devem filiar-se em breve a 40°no Cerrado, a CC Trekking e a Nova Aventura.

Fomentar o Turismo de Aventura, Ecoturismo e Turismo de Natureza é o que a comissão eleita vai trabalhar, segundo o coordenador Luciano Cohen. Foram eleitos como coordenador regional, Luciano Cohen; vice coordenador Regional, Massimo Desiati; coordenador de comunicação, Marcio Turcato.

O Ministério do Turismo desenvolve o Programa Aventura Segura, executado em parceria com o Sebrae Nacional, executado e liderado pela Abeta. Durante seis anos, o programa englobou algumas ações como: fortalecimento institucional, geração e disseminação de conhecimento, qualificação de pessoas e empresas e subsídio à certificação. O presidente Lucio Flavo Adorno quer incentivar o segmento de aventuras e ecoturismo no Tocantins, e acredita que a parceria com a Abeta irá fortalecer este filão. (Ascom Adtur)