Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Melhorar a qualidade da água para o consumo atual, além de preservar as nascentes e o meio ambiente. Essa é a intenção do projeto Renascer, a mais nova iniciativa da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins que ajuda produtores da região de Pedro Afonso a limpar e recuperar nascentes em suas propriedades, melhorando a qualidade de vida das famílias e gerando água abundante e suficiente o ano todo para animais e plantações.

Recentemente a ação ambiental atendeu a fazenda de Evanis Roberto Lopes, produtor de soja que gastou cerca de R$ 300,00 na aquisição de canos de PVC e outros materiais. O trabalho foi desenvolvido voluntariamente pela equipe da Coapa composta por Vanderlei Sousa, Bruno Gorri, Antônio Amâncio e Ana Paula, além do próprio agricultor e funcionários da propriedade beneficiada.

Na ação ambiental, com duração de 7 horas de trabalho, o grupo limpou a área ao redor do olho d’água retirando o excesso de terra, galhos e outros detritos. Depois foi feita uma pequena barragem com pedras em seguida coberta com uma camada de uma mistura conhecida como solo-cimento. O passo seguinte foi colocar canos de PVC posicionados na parte mais alta do dique por onde é liberada a água para consumo, podendo ser encanada para uso ou simplesmente correr livremente para o terreno. Abaixo da barragem foi fixado um cano mais grosso, que é aberto de tempos em tempos para a retirada de terra e raízes acumuladas.

Na parte superior foi colocado um cano fino onde semestralmente pode ser colocadas gotas de cloro ou água sanitária para fazer a desinfecção da água.

“O método contribui para evitar doenças causadas por coliformes fecais já que a nascente fica protegida de animais e insetos. Além disso, o produtor tem água de qualidade o ano todo, principalmente no período de estiagem, para consumo e para oferece aos animais e irrigar plantações”, informou o técnico da Coapa e responsável pelo Projeto Renascer Vanderlei de Sousa, que conheceu a técnica no período em que atuou no Coopavel – Cooperativa Agroindustrial, com sede no Paraná, onde é desenvolvido o projeto Água Viva responsável pela recuperação de mais de 4 mil nascentes no Brasil e no exterior. Ainda segundo Vanderlei a equipe da Coapa está disponível para atender produtores cooperados que desejarem recuperar nascentes d’água em suas propriedades.

Para o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, que já teve uma nascente recuperada em sua propriedade, “ a iniciativa visa contribuir com a preservação das nascentes existentes na região de Pedro Afonso, mostrando a preocupação ambiental da Coapa”.

A falta de água

De acordo com especialistas, o problema da falta de água, que já é sentida em algumas regiões do Brasil e do mundo, passará a ser problema global em menos de 30 anos se não houver um trabalho sério de preservação das fontes naturais. O Brasil é privilegiado quanto a recursos hídricos, já que possui a maior reserva de água potável do planeta. Grande parte desse volume formado por águas subterrâneas, como o do Aqüífero Guarani. Mas a falta de cuidados com do fornecimento de água para a família e para os animais, as nascentes são essenciais para a formação de pequenos córregos e, por conseqüência, dos rios que abastecem as cidades. (Assessoria de imprensa do Projeto)