Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Cooperfrigu Andrea Stival, Solange Duaiilbe, Raul Filho e Oswaldo Stival Junior Andrea Stival, Solange Duaiilbe, Raul Filho e Oswaldo Stival Junior
  • Jonas Barros, Andrea Stival, Oswaldo Stival Junior, Raul Filho e Solange Duailibe
  • Senador João Ribeiro e pres. Cooperfrigu Oswaldo Stival Junior.jpg	Senador João Ribeiro e pres. Cooperfrigu Oswaldo Stival Junior

Os colaboradores da Cooperativa dos Produtores de Carnes e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu) participaram, na manhã da sexta-feira (14/10), da entrega das hortaliças, ação que faz parte da programação do 7º Projeto Sócio-ambiental Cooperar. O cantor gurupiense Wpresley Jorge, e o vencedor do concurso Melhor Contador de Piadas, Romário Pessoa Maracaípe, animaram os convidados e os colaboradores.

Foram entregues cerca de duzentas sacolas feitas 100% de algodão. As hortaliças como alface, couve, cebolinha, coentro e salsinha, são produzidas na horta da Cooperfrigu e são consumidas durante todo o ano. Ao todo são 540 metros quadrados de plantação, onde é utilizado o adubo orgânico, produzido a partir do reaproveitamento dos resíduos gerados pela indústria.

No evento, que foi marcado pela presença de parceiros e autoridades municipais e estaduais, o presidente da Cooperfrigu, Oswaldo Stival Junior, agradeceu a presença de todos e ressaltou que o projeto Cooperar é realizado durante todo o ano. “O nome do projeto não é Cooperar por acaso. Temos a cooperação de todos os colaboradores e parceiros que nos ajudam a fazer este trabalho de socialização e conscientização ambiental. A avaliação é espetacular porque teve o envolvimento da sociedade, como foi no caso do Festival Cooperar no Parque Mutuca e os eventos na AGAB. O Cooperar é isso. Ele integra toda a sociedade e presta contas das ações sociais e ambientais que fazemos durante o ano todo”, frisou Oswaldo Stival Junior.

Para Luciana Viana, colaboradora da Cooperfrigu, o projeto é muito esperado por todos, que participam entusiasmados. “As palestras são muito importantes, pois aprendemos bastante. As festas também são muito esperadas, além deste dia da horta. Fiquei feliz em receber este kit”, afirmou.

Segundo coordenadora do Projeto Sócio-Ambiental Cooperar, Andrea Stival, a edição deste ano ultrapassou as expectativas dos organizadores. “Foi maior do que nós imaginamos. Ele vem crescendo com o apoio de toda a comunidade, dos colaboradores e ainda envolve essa parte social que é o da amizade, afeto e respeito ao meio ambiente. O Festival Cooperar deste ano foi além do que nós esperávamos. Foi um dia de muita alegria”, informou Andrea Stival.

Prestigiaram o evento o senador João Ribeiro (PR); o prefeito de Palmas, Raul Filho (PT); a primeira-dama de Palmas e deputada estadual, Solange Duailibe (PT); além do presidente da Câmara de Vereadores de Gurupi, Jonas Barros; o vereador Cabo Carlos; as vereadores Vanda Botelho e Professora Zenaide; e do secretário de Comunicação de Gurupi, Luis Cláudio Barbosa, que representou o prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR); da Secretária Estadual Extraordinária Metropolitana da Região Sul, Goiaciara Cruz (PR).

Também estiveram presentes nesta sexta-feira Arlene Passos, diretora da Creche Maria Madalena; Glauco Flores, da Associação Gurupiense dos Amigos do Basquete (Agab); Dalva Fernandes, gerente Banco da Amazônia; Núbia Almeida, do Sistema Sesi/Fieto; Capitão Carlos Alberto Rodrigues, da 4ª Cia do Corpo de Bombeiros; Welington Fernandes, gerente geral da Organização Jaime Câmara de Gurupi; empresário Guto, do Spaço 10; João Veloso e Raimundo Alves da Silva, da Loja Maçônica Amor e Justiça nº2; o secretário de Cultura de Gurupi, Chico Chocolate. Além da presidente da Associação dos Moradores do Setor Jardim São Lucas, Deusa Ribeiro; do presidente da Associação dos Moradores do Setor Jardim dos Buritis, Ariston Pessoa; do presidente da Associação dos Chacareiros do Setor Industrial, José Augusto; da representante do PSDB Mulher de Gurupi, Cristiane Costa; além de representantes da imprensa gurupiense. (Assessoria de Imprensa Cooperfrigu)