Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Secretário confirmou a disposição de honrar compromisso com os servidores

Secretário confirmou a disposição de honrar compromisso com os servidores Foto: Márcio Vieira

Foto: Márcio Vieira Secretário confirmou a disposição de honrar compromisso com os servidores Secretário confirmou a disposição de honrar compromisso com os servidores

O secretário estadual da Administração, Lúcio Mascarenhas, recebeu na tarde desta terça, 1º de novembro, presidentes dos sindicatos representantes dos servidores públicos do Estado, dentre eles o Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins (Sisepe-TO), Sindicato dos Profissionais da Enfermagem do Estado do Tocantins (SEET) e Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde do Tocantins (Sintras-TO). O objetivo era discutir e definir o índice de reajuste e pagamento da data base e das progressões vertical e horizontal.

O secretário confirmou a disposição de honrar mais este compromisso com os servidores, instituído por lei, que é o pagamento da data base. A proposta apresentada pelo governo e aceita pelos representantes classistas foi de reajuste de 7,29%, considerando o INPC de setembro e outubro. O pagamento será realizado a partir de janeiro de 2012, com retroativo dos meses de outubro, novembro, dezembro e 13º, parcelado em 12 vezes.

Mascarenhas e os presidentes agendaram para o dia 23 de novembro, às 9 horas, uma reunião para nova rodada de negociações, onde serão discutidas as progressões e adicional noturno, no caso dos trabalhadores da Saúde.

Para o presidente do SEET, Ismael Sabino da Luz, o pagamento da data base deveria ter sido feito em outubro, de acordo com a legislação. “Este acordo não é o que nós esperávamos, devido à morosidade do governo acabamos perdendo o prazo para o pagamento que seria feito em outubro, agora sem saída acabamos tendo que aceitar a proposta do governo. Mas já é um avanço uma vez que a negociação foi feita tendo como base o diálogo”, explica. (Da redação com informações Secom)