Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Sérgio Lima

Foto: Sérgio Lima

Ao final da sessão plenária do Senado nesta última quarta-feira, 9, quando foram votadas emendas ao Código Florestal, a senadora Kátia Abreu (PSD-TO) precisou de escolta para sair da sala.

Segundo matéria veiculada pela Folha.com, um grupo de uma dúzia de estudantes protestou contra a reforma na Lei Florestal mesmo com o reforço da segurança, que não permitiu que o protesto chegasse à porta da sessão plenária.

Segundo a Folha.com, antes do final da votação, a senadora tocantinense pediu a palavra e disse que alguns senadores haviam criticado a segurança do Senado que agrediu um estudante, fato que causou o afastamento de um policial. "Mas o que farão para eu sair daqui? Já estão gritando meu nome lá fora", disse a senadora.

Segundo a Folha.com, no corredor, os estudantes repetiam: "Eu, eu eu, Kátia Abreu não comprou eu! (sic) Mas tem gente que se vendeu!".

A matéria ainda informa que o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) tentou fazer as vezes de mediador e foi conversar com os estudantes para assegurar-lhes que as mudanças que eles estão pedindo na lei de florestas seriam apreciadas na Comissão de Meio Ambiente. A intervenção do senador petista, entretanto, não teria funcionado.

Ainda segundo a Folha.com, vários ruralistas, como Blairo Maggi (PR-MT) e Waldemir Moka (PMDB-MS) passaram despercebidos ao deixar a sessão, mas a senadora Kátia foi perseguida pelo coro de estudantes que se dispersou depois.