Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Vários policiais militares procuraram o Conexão Tocantins para reclamar da situação das viaturas utilizadas no Estado e em Palmas. Os policiais apontam várias deficiências e problemas técnicos nas viaturas que seriam inclusive no giroflex e também nos equipamentos de rádio.

Segundo argumentam os policiais, a empresa locadora dos veículos não tem realizado a manutenção nos carros por falta de pagamento do Estado.

“Nós, policiais militares, estamos ouvindo dos nossos comandantes a justificativa que o Estado não tem saldado suas dívidas para com a empresa locadora das viaturas, motivo pelo qual os veículos estão há cerca de dois meses sem receber manutenções básicas como troca de pneus reposição de peças como pastilhas de freios, alinhamento, balanceamento, e demais reparos como os acima relatados, comprometendo assim a segurança dos policiais que se utilizam dessas viaturas”, alega um dos policiais.

A empresa locadora não estaria realizando a manutenção alegando inadimplência do Estado. “Outros problemas como equipamentos de rádio e de "giroflex" inoperantes (vez que muitas viaturas sequer possui tais equipamentos ou encontram-se com defeito) também tem causado problemas no trabalho da PM”, explica.

Um condutor que foi abordado pelos policiais, segundo eles relataram, chegaram a questionar as condições da viatura. “Tais condições, além de colocar em risco a vida dos policiais militares, tem causado outros transtornos, ao ponto de um condutor multado na rua por cometer uma infração de trânsito, questionar as condições dos pneus da viatura policial militar deixando o PM numa "saia justa", salientou.

Efetivo

Outro problema apontado pelos policiais seria a falta de efetivo nos batalhões. O governo já anunciou que fará concurso para a PM devido ao baixo número de oficiais.

“Chegou ao ponto de um batalhão PM lançar mão de apenas 05 viaturas num turno de serviço de final de semana (Sexta, Sábado e Domingo), para garantir a segurança de mais da metade da população de Palmas. Tal situação pode ser facilmente constatada em qualquer um dos batalhões da PM, especialmente nos da Capital”, conta um dos policiais.

Aguardando

O Comando Geral da Polícia está analisando as denúncias feitas pelos policiais e devem se pronunciar ainda hoje sobre o assunto. O Conexão Tocantins tentou ainda entrar em contato com o comandante Geral Marielton dos Santos mas ele está em reunião nesta manhã com o Conselho Fiscal e só poderá comentar o assunto mais tarde.