Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A população de Piraquê, a 432 km de Palmas, comemorou os 20 anos de emancipação política e administrativa na últimaa segunda-feira, 20. Durante todo o dia uma agenda de inaugurações propiciou a entrega de várias obras para a comunidade. Uma alvorada festiva deu início às comemorações que teve em seguida a realização de uma Missa em Ação de Graças. A prefeita da cidade Suely Negri Sanches Costa junto com auxiliares da prefeitura, secretários e líderes comunitários realizaram uma caminhada de inaugurações pelo município.

A primeira obra a ser entregue a população foi a sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Antes sem estrutura os conselheiros tutelares tinham dificuldade para trabalhar como lembrou na inauguração a Assistente Social responsável pelo local, Maria Helena Carneiro. “Temos muito que agradecer a prefeita porque a situação estava difícil sem estrutura nenhuma. Esse local com certeza vai melhorar a interação e participação da comunidade com os Conselheiros”, conta. No local vão trabalhar cinco conselheiros. A estrutura conta com três quartos e cinco salas.

Dando seguimento à caminhada junto com a população, a prefeita inaugurou a sede da Secretaria de Esporte do município visando melhorar e dar mais estrutura para os jovens se dedicarem à área. O secretário da pasta, Ednaldo Silva lembrou que com a estrutura o município poderá se dedicar às várias modalidades de esporte. “É um local que estará com as portas abertas para comunidade”, ponderou.

Uma da obras mais aguardadas pela população e vai de encontro à uma das prioridades da atual gestão foi a entrega da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde do município. Foram investidos mais de R$ 40 mil na obra. “Essa é nossa maior obra que visa melhorar cada dia mais a prestação de serviço de saúde para nossa população”, disse a prefeita na inauguração.

O diretor a Unidade, Eronilton Melo lembrou em sua fala que o investimento no posto é uma reivindicação antiga da população. “Hoje o paciente terá um ambiente mais agradável e os profissionais também”,salientou. Além da climatização de todas as salas foram reformados o teto, o piso e novos equipamentos foram adquiridos.

A agenda de inaugurações continuou e foi a vez da entrega da sede da secretaria de Agricultura e do Compra Direta Local. No local os produtores rurais do município vão poder ter mais assistência e acesso a vários programas como o Programa de Aquisição de Alimentos. “ A secretaria foi criada em 2007 mas só agora temos nossa sede. Com certeza vamos fortalecer nossos produtores receber mais recursos”, garantiu o secretário de Agricultura Gilmar Oliveira.
A política de assistência social do município também será fortalecida com a inauguração da sede do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Maria Moreira dos Santos e do Bolsa Família.

Na oportunidade, o secretário da pasta, Miguel Carvalho informou que o município está fazendo o recadastramento das famílias de baixa renda. Após as inaugurações a comunidade cantou os Parabéns para o município.

Homenagem aos Pioneiros

Para comemorar o aniversário do município a prefeitura homenageou mais de 20 pioneiros na cidade que contribuíram para o desenvolvimento de Piraquê. Um Baile foi realizado à noite com participação da comunidade e entrega de placas com menção de agradecimentos aos primeiros moradores e vereadores.Maioria deles chegou antes da fundação do município como Sr.Pedro Alves que há 45 anos vive no local. “É bom hoje ver que Piraquê está essa cidade bonita e bem cuidada”, lembrou.

Deocleciano Nepomuceno conta que ficou emocionado com a homenagem da prefeitura. “Esse momento para mim é inesquecível ser reconhecido por morar nesta cidade que tanto amo é emocionante”, disse. Emoção também foi o sentimento relatado por Orozimba Alves Silva a primeira merendeira do município. “Nós que vemos tudo isso acontecer queremos
é que cada dia mais nossa Piraquê fique melhor”, afirmou.

Mais benefícios

O superintendente regional da Fundação Nacional da Saúde – Funasa, Onofre Marques também prestigiou o aniversário da cidade onde anunciou que em breve o órgão fará parceria coma prefeitura para implantação de um projeto de apoio para construção de moradias na zona rural. “Queremos acabar com as casas de palha e investir neste município em parceria com a prefeitura”, disse aos presentes.

À noite a prefeitura realizou um show com a Banda Forró Pinote. (Ascom ATM)