Com o objetivo de elaborar projetos que identifiquem e captem empreendimentos do ramo turístico no mercado nacional e internacional, além de divulgar os atrativos turísticos, valorizando o empresário local e atraindo mais investidores, foi assinado no final da tarde desta terça-feira, 28, um termo de cooperação entre o Palmas Convention & Visitors Bureau e a Agência de Desenvolvimento Turístico do Tocantins. Entre as primeiras ações está a finalização de um projeto que será encaminhado neste primeiro semestre de 2012 ao Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e que tem como objetivo divulgar o Tocantins internacionalmente como Portal Dourado da Amazônia Brasileira.
“É um compromisso de todos nós trabalharmos com a mesma percepção. Podemos desenvolver e fortalecer em um futuro imediato o turismo em várias áreas na Capital”, ressaltou o presidente do PC&VB, Carlos Amastha, durante a assinatura do termo. Ele também destacou que é fundamental o trabalho conjunto de todos os setores para o fortalecimento mútuo.
Também presente na assinatura, o presidente da Adtur, Lúcio Flávio, pontuou que a agência tem trabalhado com foco na gestão de resultados e defendeu que a soma de forças é necessária para crescimento e desenvolvimento do trade turístico. “Acreditamos que temos que trabalhar mais próximos, somando e multiplicando iniciativas e resultados. O PC&VB é um parceiro estratégico nessa caminhada”, disse.
Balanço
Antecedendo a assinatura do termo, o presidente do PC&VB fez um balanço das ações da instituição. Entre os avanços está a visita do presidente da Embratur a Capital ainda neste semestre, a realização de um encontro do trade turístico dos estados do Tocantins, Maranhão e Pará, além da consolidação de uma agenda de eventos na Capital quem em 2011 registrou oficialmente 71 eventos e neste ano já conta até o momento com 32 oficialmente cadastrados.
“Referência para os mais diversos seguimentos em vários estados brasileiros, os convetions são constantemente consultados sobre agenda de eventos, restaurantes, hotéis, agências de viagens, prestadores de serviços, entre outros. E não seria diferente em Palmas. Recebemos constantemente ligações de instituições de várias partes do país que tem interesse em realizar eventos na cidade e prestamos todas as informações necessárias”, detalhou Amastha reforçando que todos os associados do PC&VB já estão usufruindo dos benefícios desses eventos, pois são indicados como parceiros e fecham bons negócios.
Entre os eventos cadastrados para 2012 está a realização do V Congresso da Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia Aquática, previsto para julho. O PC&VB já está fornecendo todas as informações solicitadas e uma equipe do congresso já esteve visitando a cidade. Somente com este congresso, 1.200 pessoas de várias cidades brasileiras estarão visitando Palmas.
Também participaram da assinatura o vice-presidente do PC&VB, Dagoberto Koelle, a conselheira Maria Adneide Mendonça, a diretora de marketing, Ana Rúbia Macedo, além de representantes do Sebrae e Adtur.(Assessoria de Imprensa PC&VB)