Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos assinou na manhã desta quarta-feira 7, um termo de compromisso, com a Fundação Bunge, para que a empresa contribua com a implementação de ações de infra-estrutura básica nos municípios de Bom Jesus do Tocantins, Pedro Afonso e Tupirama. A iniciativa se deu pela inexistência de rede que compreenda a captação, tratamento, reserva e distribuição de água potável.

Segundo o presidente da Bunge no Brasil, Pedro Parente, através da Fundação Bunge a empresa construirá um plano integrado de desenvolvimento. “Este plano pressupõe iniciativa em várias áreas, inclusive no saneamento básico e tratamento de água que é de grande necessidade para aquela região. A água até recebe algum tratamento, que não é o ideal e nem atinge a totalidade da população, já o esgoto não existe, é tudo fossa séptica. Então a empresa está ajudando neste plano e fizemos um acordo para que à medida que a empresa puder vai articular para arrecadar recursos para efetivação deste trabalho”.

O trabalho a ser realizado naqueles municípios diminuirão a incidência de doenças parasitárias transmitidas pelo contato com a água e a consequente diminuição da expectativa de vida da população, bem como os altos índices de mortalidade e o dispêndio de recursos públicos com o tratamento dessas patologias.