Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Elson Caldas

Representantes da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e o Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem-TO) selaram hoje a entrada do Estado no Comitê Selo Amazônico. Projeto esse que visa a certificação de produtos que utilizam matéria-prima oriunda da biodiversidade da Amazônia e que tenham todo ou parte do processo produtivo instalado na região. A reunião foi realizada pela manhã, na Sala de Reuniões do Palácio Araguaia.

O Selo Amazônico é um programa idealizado pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e executado pela Fucapi. O programa é executado em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia e Tecnologia (Inmetro).

A analista do núcleo intelectual da Fucapi, Sônia Tapajós, avaliou a reunião como muito produtiva. “Foi possível reunir diversos organismos, que de diferentes maneiras poderão contribuir para a execução do Selo”, enfatizou.

O Selo Amazônico esta sendo realizado por etapas, e a primeira, de acordo com a designer da Fucapi, Marcela Sarah, está sendo da divulgação entre os estados que compõe a Amazônia, sempre tendo os Ipens capitaneando o debate e a divulgação em cada estado.

O vice-governador do Tocantins, João Oliveira, compareceu a reunião, e destacou que o Estado é parceiro nesta iniciativa, além de frisar o comprometimento do presidente do Ipem-TO, Parrião Júnior para a execução do Selo, para beneficiar produtos locais. Além da excelente gestão que está sendo desenvolvida pelo órgão.

Por sua vez, o presidente do Ipem-TO, Parrião Júnior, defendeu que a certificação do selo irá agregar valor econômico aos produtos manufaturados do Estado, a exemplo das biojoias, biocosméticos e fitoterápicos.

O evento contou com representantes do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Luterana de Palmas (Ulbra), Federação da Indústria do Estado do Tocantins (Fieto), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Banco da Amazônia, entre outros.