Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Setenta e quatro municípios que compõem a Região Macro Centro Sul do Tocantins se encontram nesta terça-feira, 27, às 8h30, na Egefaz – Escola de Gestão Fazendária (1212 SUL, alameda 01, lote 07, Próximo ao Atacadão em Palmas-TO) para participarem da 1ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional (CIR) de 2012. Já na quarta e quinta-feira, 28 e 29, os municípios participam de uma Oficina para elaboração do Relatório Anual de Gestão da Saúde (RAG).

O objetivo do encontro é discutir as demandas decorrentes do processo de gestão do SUS – Sistema Único de Saúde nos municípios e qualificar os gestores e profissionais no desenvolvimento de habilidades e competências específicas para a elaboração do Relatório Anual de Gestão.

O Relatório de Gestão Anual do SUS, além de obrigação legal, constitui instrumento fundamental para o acompanhamento, controle e avaliação das ações e serviços de saúde e seu financiamento. Na ocasião, será discutido também o SARGSUS - Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão.

O SARGSUS objetiva fornecer aos gestores municipais e estaduais um instrumento informatizado que facilite a elaboração e o envio do Relatório Anual de Gestão (RAG), utilizando as bases de dados nacionais com informações que servirão para qualificar os processos e práticas do monitoramento e avaliação da gestão.

As Regiões de Saúde participantes são: Capim dourado (8), Miracema do Tocantins (5), Sul Angical (5), Porto Nacional (12), Cantão (16), Centro Sul (13), Sudeste (8) e Extremo Sudeste (7). (Ascom)