Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O pré-candidato à prefeitura de Porto Nacional, pelo PSDB, o engenheiro Otoniel Andrade confirmou que irá assinar a carta-compromisso com o programa Cidades Sustentáveis. Otoniel levou George Winnik, um dos idealizadores do programa para conhecer Porto Nacional, quando acertou os detalhes da adesão ao programa. “Conversamos bastante, e tudo que está na carta é possível de ser cumprido numa cidade como Porto Nacional”, avaliou Otoniel.

Formado em engenharia civil pela Universidade Católica de Goiás e duas vezes deputado estadual e prefeito de Porto Nacional, Otoniel diz que a gestão pública mudou muito nos últimos anos e não dá pra ignorar o tema da sustentabilidade num projeto sério de gestão.“Porto Nacional vem sofrendo as consequências da falta de comprometimento dos últimos gestores com a questão ambiental e este programa pode nos orientar a garantir um crescimento ordenado e sustentável da nossa querida Porto Nacional”, acredita Otoniel.

Filho de Porto Nacional, Otoniel Andrade lembra que, quando prefeito (1996 a 2004), teve uma preocupação especial com o meio ambiente, criando um programa ousado de tratamento de resíduos sólidos que, segundo ele, foi abandonado nas últimas administrações. “Porto Nacional produz uma quantidade significativa de lixo que não vem recebendo tratamento algum, o nosso projeto foi transformado num lixão a céu aberto”, denuncia.

Outra iniciativa sua, enquanto gestor, foi a implantação do parque ambiental, nas margens do anel viário, além d o paisagismo da cidade, com a criação do programa Amigos do Meio Ambiente, que também foram abandonados.“O povo de Porto Nacional merece viver numa cidade mais verde, mais florida com nossas belas praças recuperadas”.

Otoniel diz que quer aproveitar as experiências do programa Cidades Sustentáveis na elaboração do seu plano de governo que começa a ser discutido com a sociedade de Porto Nacional ainda neste mês de abril. “Teremos um grupo técnico específico para este tema, com o objetivo de adaptar os compromissos da carta-compromisso com a realidade de Porto Nacional”, explica o pré-candidato.

Cidades Sustentáveis

O programa Cidades Sustentáveis é uma realização da Rede Nossa São Paulo, Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e Instituto Ehtos de Empresas e Responsabilidade Social.O programa está consultando pré-candidatos a prefeito em todo Brasil para conseguir o maior número de assinaturas possíveis na carta-compromisso com as metas do programa. No Tocantins, o primeiro pré-candidato a assinar a carta foi o verde Marcelo Lelis, de Palmas. Otoniel Andrade participou da solenidade e acompanhou os realizadores numa visita a Porto Nacional. Mais informações podem ser obtidas no sitewww.cidadesustentáveis.org.br. (Ascom)