Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Em sessão convocada para esta terça-feira, 17, e instituída especificamente para compor as Listas Tríplices para reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), os conselheiros do Conselho Universitário (CONSUNI), através de voto uninominal elegeram seis nomes que farão parte das listas.

O professor Márcio Antônio da Silveira recebeu 17 votos no CONSUNI, tornando-se o primeiro nome da Lista Tríplice para Reitor que será encaminhada a Presidência da República, seguido pelos professores José Expedito Cavalcante da Silva (dois votos), e George Lauro Brito (um voto).

Compondo a Lista Tríplice para vice-reitor, em primeiro lugar está à professora Isabel Cristina Auler Pereira (17 votos), em segundo o professor Aurélio Pessoa Picanço (três votos) e em terceiro o professor Abraham Damian Giraldo Zuniga (nenhum voto). O CONSUNI é composto por 21 Conselheiros, nessa Sessão 20 estavam presentes, somente o Conselheiro José Expedito Cavalcante da Silva não estava presente, pois está afastado temporariamente de suas funções administrativas, para concorrer ao cargo de Reitor da UFT.

Finalizando a reunião do Consuni em que escolheu através de voto os nomes para formar as Listas Tríplices para reitor e vice-reitor. Alan Barbiero, reitor da UFT a mais de oito anos, parabenizou e agradeceu a todos que colaboraram no processo (docentes, discente e técnico-administrativos) desejando aos eleitos, uma gestão de pleno sucesso, sempre priorizando o bem comum. Barbiero ainda colocou-se à disposição para colaborar com a Universidade no que for preciso e manifestou-se orgulhoso em ter recebido a confiança de todos durante sua gestão.

Metodologia

Essa é a segunda etapa para escolha de reitor e vice-reitor da UFT, a primeira foi a realização de Pesquisa Eleitoral organizada pelas entidades representativas da UFT, Seção Sindical dos Docentes da UFT (SESDUFT), Sindicato dos Técnicos-Administrativos da UFT (SINTAD/UFT) e Diretório Central dos Estudantes UFT (DCE/UFT), junto a comunidade acadêmica, que respaldou nome de Silveira para o cargo de Reitor. A próxima fase será encaminhar a Lista para ao Ministério da Educação até o dia 09 de maio de 2012.

Entenda / Terceiro Nome

Em conformidade ao art. 3º da Resolução n.º 15/2011 do Consuni, quatro candidatos se inscreveram no dia 09 de abril para concorrer os cargos de reitor e vice-reitor da UFT, mandato 2012-2016, sendo os professores José Expedito Cavalcante da Silva e Márcio Antônio da Silveira, para Reitor e Aurélio Pessoa Picanço e Isabel Cristina Auler Pereira, para vice-reitor. Sendo que no início da sessão o reitor Alan Barbiero considerando o disposto no parágrafo único, do art. 10 da referida resolução, indagou se algum professor estando apto possuía interesse em se candidatar para compor as Listas-Tríplices. Os professores George Lauro Ribeiro e Abraham Damian Giraldo Zuniga, manifestaram interesse e se candidataram a reitor e vice, respectivamente. (Assessoria de Imprensa)