Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Conforme antecipado já na semana passada pelo Conexão Tocantins, a semana na Assembleia Legislativa começou com falta de quorum de ordem do dia sem ser votada. Dos 24 deputados, apenas oito compareceram ao parlamento para a sessão ordinária desta terça-feira, 29. Isso porque o Congresso da União Nacional dos Legisladores Estaduais (Unale) começa esta semana.

O evento está sendo realizado em um resort no Costão do Santinho, na cidade de Natal – RN. Ainda não existe uma confirmação de quantos parlamentares deverão participar do congresso. Mas parte do parlamento já viajou para o Rio Grande do Norte já na segunda-feira, como é o caso da deputada Josi Nunes (PMDB).

Polêmicas

No ano passado, quando o congresso foi realizado na cidade de Florianópolis – SC, alguns deputados provocaram questionamentos da imprensa por terem levado familiares. O deputado José Bonifácio (PR) chegou a se pronunciar na tribuna da Casa criticando duramente a imprensa por ter divulgado que ele levaria uma “amiga” ao congresso.

O deputado José Roberto Forzani (PT), que levou esposa e filha no ano passado, confirmou, à época que teria pago de seu bolso as despesas com hospedagem e alimentação da família em Florianópolis.

Vale ressaltar que, para os deputados que fazem parte da União Nacional dos Legisladores Estaduais, todas as despesas de transporte, inscrição no congresso e alimentação são pagas pela Assembleia Legislativa, em conjunto com a Unale.

Unale 2012

Pare evitar tais questionamentos, o deputado Sargento Aragão (PPS) encaminhou ofício ao presidente da Assembleia, Raimundo Moreira (PSDB) informando que irá custear todas as suas despesas e as de sua esposa no Costão do Santinho, durante o congresso deste ano. De acordo com o deputado, ele “irá pessoalmente custear as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, as próprias e as da esposa”.