Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Idealizado pelo professor indígena, Rogério Srõne Xerente, o projeto “O Warã da Leitura” desde o início do mês de setembro tem levado uma série de atividades como contação de histórias, teatros e apresentações culturais sobre a importância da leitura às escolas em aldeias indígenas no entorno da cidade de Tocantínia, centro do Estado.

O projeto foi contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura – Secult e Fundação Cultural do Tocantins (Funcult), no Edital Prêmio Trajano Coelho Neto 2011 ,de Apoio à Rodas de leitura dos Editais de Incentivo à Cultura 2011 e encerra hoje com programação a partir das oito horas na escola indígena Srêmtuwe/ Aldeia Porteira.

Para Rogério Xerente, o objetivo do projeto é despertar o interesse das crianças, jovens e adultos indígenas pela leitura,“além de buscar a valorização e preservação das literaturas do meu povo e propagar a riqueza cultural e compreendê-la como forma de investimento para o desenvolvimento do povo Xerente”, conclui o professor. Segundo o coordenador de literatura da Secult, Almecides Pereira, o projeto contribuirá com o desenvolvimento dos conhecimentos das obras literárias indígenas de autores indígenas e não indígenas.

  A assessora especial do patrimônio cultural da Secult, Joana Euda Munduruku, ressalta que esta ação retrata também o sucesso dos Editais 2011, no sentido de “disponibilizar a todo o Estado em diversas áreas a oportunidade de incluir seus projetos culturais, inclusive dos povos indígenas, mostrando a riqueza e a herança cultural que o Tocantins possui”.

As atividades de hoje contam com a apresentação do projeto com Rogério Xerente, Palestra sobre a importância da literatura indígena com o professor Sinval de Brito, contação de história “Kuzâ Fogo” com o professor Fernando Kbazdimekwa Xerente, Teatro “A importância da Leitura” com a educadora Ragleide Alves, apresentação de dança do povo Xerente e exposição de obras de literatura indígena. (Com informações da Assessoria)