Foi lido durante a sessão ordinária da manhã desta terça-feira, 27, o comunicado da Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), informando que a secretária interina, Vanda Paiva, não comparecerá à Audiência Pública do setor, marcada para esta tarde, no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins. O deputado José Roberto Forzani (PT), que tenta a realização do evento desde o primeiro semestre, lamentou a ausência, mas disse que o encontro está confirmado.

De acordo com o comunicado da Sesau, Vanda Paiva deixará de comparecer à audiência pública por conta de compromissos externos da Pasta. Desta forma, o governo não terá representantes oficiais do setor na Audiência Pública marcada para as 14h desta terça.

Ao Conexão Tocantins, o deputado autor do requerimento que marcou a Audiência Pública da Saúde lamentou a ausência da secretária interina da pasta. “Eu acho que o Estado deveria vir para colocar sua posição e suas propostas para melhorias na saúde pública”, disse.

Mesmo sem a presença de Vanda Paiva, a Audiência será realizada e tem confirmadas as participações do secretário da Saúde de Palmas, Samuel Bonilha; representando a Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Abraão Costa; representando o Sindicato dos Enfermeiros (SEET), Ismael Sabino; o Sindicato dos Médicos (Simed), Janice Painkow; a Ordem dos Advogados do Brasil, Ercílio Bezerra; a ONG Giama, Renilson Cruz, além de representantes do Ministério Público Estadual (MPE) e da Defensoria Pública do Estado (DPE).

Rotatividade de secretários

Cabe ressaltar que o deputado José Roberto apresentou o requerimento para a realização da Audiência Pública da Saúde ainda no primeiro semestre quando o então secretário Nicolau Esteves havia acabado de ser empossado. Depois dele, já passou pela pasta Luiz Fernando Freesz e a atual secretária Vanda Paiva.