Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Prefeitos representantes de municípios tocantinenses, devidamente associados à Associação Tocantinense de Municípios (ATM), escolhem, nesta quinta-feira (31/01), a nova diretoria da entidade municipalista, para o biênio 2013/2014. Concorrem a diretoria da instituição, as chapas “Novo Tempo”, liderada pelo prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade (PSDB) e “Município Forte”, encabeçada pelo prefeito de Almas, Leonardo Cintra (PSDB).

A eleição da ATM é realizada com amparo do Estatuto da entidade, sendo processada em Assembleia Geral. Ao todo, 104 prefeitos que representam os municípios filiados a associação poderão votar nas urnas que serão dispostas juntamente com as cédulas de identificação das respectivas chapas que disputam a gestão da entidade municipalista.

As eleições para a escolha da nova diretoria da ATM serão realizadas no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Tocantins, das 09h às 17h. A apuração será realizada no mesmo dia, após o processo eleitoral. O presidente da ATM, o ex-prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR) anunciará a chapa vencedora e, em seguida, dará posse aos novos diretores da associação.

Registro das Chapas e Comissão Eleitoral

O prefeito de Almas, Leonardo Cintra e o prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade protocolaram no dia 15 de janeiro, na sede administrativa da entidade municipalista, o registro de candidatura das chapas que disputaram a diretoria da instituição, sob a supervisão da Comissão Eleitoral instituída para acompanhar toda a eleição da ATM. A comissão é formada pelos ex-prefeitos Antônio Luiz Bandeira Junior (Lajeado), João Paulo Ribeiro Filho (Araguacema) e João Luiz Cerqueira Costa (Jaú do Tocantins).

Cargos

Os representantes da chapas que concorrem à nova diretoria da ATM disputam os cargos de Diretoria (composto de Presidência, 1° e 2° vice-presidentes, 1° e 2° diretor administrativo e 1° e 2° diretor financeiros), do Conselho Deliberativo, composto por 05 prefeitos, e por fim, do Conselho Fiscal, formado por 03 prefeitos, além de suplentes. Otoniel Andrade e Leonardo Cintra disputam a 10ª presidência da ATM.

Presidentes

Figuras de destaque do cenário político já estiveram à frente da Associação Tocantinense de Municípios. Presidiram a ATM, os ex-prefeitos Manoel de Paula Bueno (1989/1991), Vicente Alves de Oliveira (1991/1993), Ewaldo Borges de Resende (1993/1997), José Bonifácio Gomes de Sousa (1997/2002), Paulo Roberto Ribeiro (2002/2005), João Abadio Oliveira e Silva (2005/2007) José George Wached Neto (2007/2009) e Valtenis Lino da Silva (2009/2010)

Atualmente, o ex-prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino (PR) é o presidente da ATM. (Ascom ATM)