Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Depois de ataques pessoais e fortes embates internos, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) definiu, na última semana, os novos dirigentes da comissão provisória que irá gerir a legenda até a eleição do novo diretório regional. A eleição foi definida no último dia 17 e apontou para a educadora feminista, Bernadete Aparecida ferreira como presidente e Maria Lúcia Viana como sua vice.

Além delas, a comissão provisória do partido conta ainda com Luzimar Lopes (secretário geral), Yuri Viana (tesoureiro), Celso Marques (secretário de comunicação), Antônio Chadud (secretário de formação) e Oebem Barbosa (secretário de Movimentos Sociais).

Desavenças

Após a convocatória para a plenária que definiu a formação da comissão provisória do PSOL no Tocantins, o agora ex-presidente do partido no Estado, Abelardo Gomes e a atual vice-presidente da Comissão, Maria Lúcia Viana trocaram acusações públicas.

De acordo com a vice-presidente, o antigo gestor administrava o partido de forma unilateral e não consultava os membros da legenda para tomar decisões. “Essa pessoa não tem conversa e vem dirigindo o partido a seu bel prazer”, disse em entrevista ao Conexão Tocantins, no último dia 15.

Já Abelardo, que entrou com um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito, em nome do partido, contra o prefeito de Palmas Carlos Amastha (PP), desqualificou sua correligionária que, na época, era também vice-presidente do partido. “Partido não é para ficar fazendo ataque pessoal a ninguém. Ela não é mais vice-presidente”, frisou, à época.

Confira abaixo a íntegra da nota do Partido

PSOL do Tocantins reafirma seus ideais, elege novo diretório e duas feministas para o presidirem.

Na manhã de Domingo, 17 de fevereiro de 2013, o PSOL Tocantins, Partido Socialismo e Liberdade se reuniu para realizar sua plenária estadual, que com excelente participação e com lisura democrática decidiu sobre novos tempos para o Partido no Estado. O que a pauta previa foi realizado: uma excelente análise de conjuntura nacional, estadual e local, facilitada por Francisvaldo Mendes Souza da Executiva Nacional do Partido, por Bernadete Aparecida Ferreira e por Antonio Chadud, além da facilitação coletiva de todos os membros presentes; uma discussão “pé-no-chão” sobre a Organização partidária em nível nacional, as dificuldades da Organização partidária em nível estadual onde principalmente tem sofrido com a democracia interna e a eleição de um novo diretório estadual, que, apesar de ser provisório já demonstra a maturidade e o compromisso com os ideais do PSOL em nível nacional e a disposição de ser e se legitimar como Partido de esquerda, socialista, aliado das classes trabalhadoras e dos movimentos sociais.

O PSOL é um Partido que se saiu muito bem nas últimas eleições, que cresceu e foi o único partido que teve 150 candidatos a prefeitura em todo Brasil, elegeu o prefeito de Macapá, elegeu 49 vereadores, sendo 21 em capitais, elegeu as duas vereadoras com maior número de votos em todo o país, saiu muito fortalecido no Rio de Janeiro com a aliança com os Movimentos Populares, quase venceu em Belém onde ele é que foi procurado por outros partidos para conseguirem votos e o PSOL continua sendo avaliado positivamente por ter os melhores parlamentares do país, lutadores incansáveis nas principais bandeiras de luta tanto nas câmaras quanto no Senado.

A proposta de condução do PSOL no Tocantins visa fortalecer a construção partidária como ferramenta das classes trabalhadoras, da democracia e do socialismo, com processos educativos e de formação e com re-aproximação dos movimentos sociais.

A eleição da nova coletiva de direção do partido aponta para o progresso nesta direção; tem a ousadia de apoiar tanto em nível nacional quanto local lutas como o feminismo, a anti-homofobia e lesbofobia, o fortalecimento da luta anti-racista e a principal de todas elas: a defesa intransigente do socialismo, com liberdade, com igualdade, com justiça. A nova coletiva de direção é uma expressão dessa diversidade e tem à frente a educadora feminista e lutadora dos movimentos sociais, Bernadete Aparecida Ferreira (presidenta) e a também feminista Maria Lúcia Viana (vice-presidenta), militante dos direitos humanos e advogada.

Nova direção do PSOL – Tocantins

Presidente: Bernadete Aparecida Ferreira

Vice presidente: Lucia Viana

Secretario Geral: Luzimar Lopes

Tesoureiro: Yuri Viana

Secretario de Comunicação: Celso Marques

Secretario de Formação: Antonio Chadud

Secretario de Movimentos Sociais: Oebem Barbosa

* Até o fechamento desta matéria o Conexão Tocantins tentou, sem sucesso, contato com Abelardo Gomes.