Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Manoel Júnior

Foto: Manoel Júnior

Eleitores e candidatos interessados em participar do processo eleitoral do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins têm até o dia 10 de março, próximo domingo, para se inscreverem por meio do endereço eletrônico http://www.cultura.to.gov.br. O processo é uma ação da Fundação Cultural do Tocantins, conforme a Lei Estadual n° 1.804, de 04 de julho de 2007, aberto para toda a sociedade e gestores culturais dos municípios tocantinenses. 

A secretária da Cultura, Kátia Rocha reforça o convite à sociedade para participar deste processo democrático da cultura tocantinense. “Convidamos toda a classe cultural do nosso Estado a participar deste procedimento eleitoral que é de fundamental importância para o desenvolvimento das ações culturais do Tocantins”, ressalta a secretária acrescentando que a eleição ocorrerá via on line para garantir transparência e maior participação da comunidade.

Será a primeira vez que o processo eleitoral ocorrerá de maneira eletrônica, seguindo os parâmetros do Ministério da Cultura e ocorrerá em duas etapas que consiste no cadastro dos eleitores e dos candidatos, e etapa de votação, conforme a Portaria n°41 do Diário Oficial de 18 de fevereiro. 

CEC

O Conselho Estadual de Cultura (CEC) é um órgão consultivo, deliberativo da política estadual, de promoção, defesa, orientação, difusão e proteção da cultura do estado do Tocantins, vinculado à Secult. É responsável pela normatização, deliberação e responde a demandas oriundas da sociedade, procurando integrar as ações de Política Cultural do Estado do Tocantins.

Os interessados devem acessar o site, clicar no link: Eleições - Conselho Estadual de Cultura, na página seguinte ler atentamente a Portaria n° 41 do Diário Oficial de 18 de fevereiro de 2013 e baixar o documento Modelo da Declaração do Eleitor, preenchê-la e digitalizá-la, somente depois clicar no link cadastrar/votar e seguir os passos. Ao final do cadastro, o inscrito poderá entrar no link Acessar Sistema por meio de CPF e senha, em seguida acompanhar o processo da eleição. (Ascom Secult)