Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A secretária da cultura, Kátia Rocha, prestigiou na noite da última quarta-feira, 6, o lançamento do livro Primeira Coletânea Palmense de Contosno Hall do Teatro do Centro de Atividades do Sesc. O livro foi patrocinado pela Secult, por meio do Prêmio Maximiano da Mata Teixeira 2011, que contempla a área da Literatura, no Edital N° 010/2011- SECULT/FEC e reuniu 20 contos de escritores palmenses, por meio de uma seleção realizada pela Academia Palmense de Letras (APL). A noite contou com a presença de várias personalidades da área literária tocantinense como a presidente da Academia Tocantinense de Letras, Mary Sônia, o presidente da Academia Palmense de Letras, Odir Rocha e o presidente da Academia Maçônica de Letras, Luiz Espíndola de Carvalho, além de vários acadêmicos das academias, tocantinense e palmense de letras.

“Estou feliz de participar deste momento memorável, o lançamento de uma coletânea que reúne tantos escritores e literatos tocantinenses que foi possível graças aos Editais de Incentivo à Cultura, viabilizado por meio do Fundo Estadual de Cultura. Vamos continuar com esta política democrática, oportunizando produtos culturais tanto na área literária, como cênicas, musicais entre outros, para continuarmos projetando nossa arte e nosso Estado”, discursou Kátia Rocha, ao abrir o evento.

O escritor, Alexandre Acâmpora, que integra o livro, aproveitou a oportunidade para parabenizar a política de editais, adotada pela Secult. “Gostaria de parabenizar a secretária Kátia Rocha, por esta excelente ação pública, disponibilizando este meio democrático do artista produzir sua arte, não dependente de interesses alheios do campo da cultura, mas com uma política que anda de acordo com a constituição federal. Isto é um grande avanço para o Estado do Tocantins”, afirmou Acâmpora.

Livro

Os contos tratam dos mais diversos temas e apresentam variados estilos. Cada conto, um autor; cada autor um modo de contar. A variedade de temas que retrata uma réplica da própria comunidade palmense, construída em rica variedade de pessoas, culturas e sonhos.

Contos e escritores contemplados:

1.     “Beleca”, de Luiz Cláudio Santana Duarte;

2.     “A magrela enferrujada”, de Vagner Cassol;

3.     “O lapso”, de Francisco Assis Júnior;

4.     “Simplesmente mãe”, de Stella Maris Rosselet;

5.     “Coração Xerente”, de Izilda Ciribelli Campos;

6.     “A janela”, de Humberto Damasceno;

7.     “Motivos pascais”, de Francisco Perna Filho;

8.     “Parceiro de buraco”, de Gleydsson C. Nunes;

9.     “E o casamento destruiu a vida dela”, de Ana Cristina da Silva Mota;

10.“Nossa Senhora de Aparecida no Tocantins”, de Alexandre Acâmpora;

11.“O milagre”, de Sônia Marise Teixeira;

12.“O gato escaldado”, de Luciano Pereira da Silva;

13.“Dia dos mortos”, de Deise Raquel Cardoso;

14.“Um olhar sobre Manhattan”, de Liliane Lopes Rocha Vieira;

15.“Heloísa, uma boneca diferente”, de Fabiana Goulart Fonseca;

16.“Consulta médica”, de Lucelita Maria Alves;

17.“Casamento à moda antiga”, de Jales Paniago;

18.“Pretendente da lua”, de Josafá Miranda de Souza;

19.“Dimas”, de Ênio Sales de Oliveira; e

20.“Mandar ou comandar”, de Elizane Ramalho.