Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Depois de denúncias sobre a falta de condições em fábricas de gelo na capital, fiscais da Vigilância Sanitária Municipal (Visa/Palmas) realizaram nesta quarta-feira, 20 de março, inspeções em duas indústrias de gelo da capital.

Um dos estabelecimentos, na Quadra 1.112 Sul, acabou interditado por descumprimento das normas sanitárias na fabricação e armazenagem do gelo. No local que não possui alvará sanitário, os fiscais constataram irregularidades na forma como o gelo estava sendo produzido, como fôrmas enferrujadas e uso de sacos inapropriados para embalar o gelo.

Na segunda fábrica inspecionada, na Quadra 912 Sul, os fiscais observaram o cumprimento de boas práticas de fabricação de gelo. Tendo sido feitas apenas algumas recomendações acerca da estrutura física do local, como pintura, e emitida notificação para que o proprietário dê entrada no processo de emissão de alvará sanitário para o estabelecimento.

Inspeções

A chefe da Divisão de Alimentos da Visa/Palmas, Gizella Diniz, explicou que foram observados nas vistorias o descumprimento de regras sanitárias, que podem colocar em risco a saúde dos consumidores, como filtragem e monitoramento da qualidade da água, higienização e estado de conservação de freezers e caminhões para transporte, embalagens, condições de manuseio do gelo produzido, etc.

O coordenador do Centro de Apoio  Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Omar de Almeida, acompanhou as inspeções. "Vamos visitar todas as fábricas e distribuidoras de gelo para nos certificar das condições da produção do gelo que pode estar colocando em risco a saúde da população."

Em 2013, a Visa/Palnas realizou mais de 750 inspeções sanitárias a estabelecimentos das áreas de saúde, alimentos e meio ambiente, como hotéis, farmácias, laboratórios, restaurantes, panificadores, supermercados, etc.

Durante essas vistorias, cerca de 100 autuações por infrações foram emitidas, sendo que 90% delas dizem respeito a estabelecimentos do ramo alimentício.


Alvará

A partir de 2013, as seis indústrias e  as 22 distribuidoras de gelo situadas em Palmas, que eram de responsabilidade de órgão de fiscalização sanitária estadual, passam a ser fiscalizadas pela Visa/Palmas. Até o início das inspeções nenhum desses estabelecimentos comerciais havia aberto processo para expedição de álvará sanitário, segundo informou o gerente da Visa/Palmas, Glauco Armudi.

Este ano, mais de 1.200 empresas solicitaram renovação ou abertura de processo para expedição de alvará sanitário em Palmas.

Denúncias de estabelecimentos que estejam descumprindo normas sanitárias podem ser feitas diretamente à Ouvidoria da Saúde de Palmas, pelo telefone 0800-030-1515. (Secom Palmas)https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif