Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em pronunciamento na sessão da manhã desta quarta-feira, 20, o deputado estadual Sargento Aragão (PPS) comentou o parecer da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) sobre o Recurso Contra Expedição de Diploma (Rced) do governador Siqueira Campos (PSDB). Em 2011, Aragão foi um dos protagonistas da ação eleitoral movida contra o governador.  “O Tocantins padece terrivelmente sob o péssimo desgoverno Siqueira Campos, que deveria fazer um favor ao povo e renunciar ao mandato”, afirmou Aragão. 

“O fato já é esperado até mesmo por aqueles que não conhecem o processo, mas conhecem essa velha raposa que é Siqueira Campos e de como ele usa de todo e qualquer recurso, lícito ou não, para vencer as eleições”, disse o deputado durante discurso.

Na tribuna, ele lembrou ainda das promessas que Siqueira Campos fez na campanha de 2010: “Siqueira Campos, na campanha de 2010, prometeu um salário para o policial militar superior ao salário do policial de Brasília, que é o melhor salário das polícias do Brasil. Não cumpriu. Prometeu construir uma clínica por mês para recuperação de dependentes químicos. Não cumpriu. Prometeu construir policlínicas para a mulher em cada centro regional do Estado. Não cumpriu. Prometeu concurso público para substituir os 22.000 comissionados que foram demitidos por ele. Não cumpriu. Prometeu a construção de novos e modernos hospitais em todo o Estado. Não cumpriu”.

“Siqueira Campos faz pelo menos uma grande trapalhada por semana”, foi o que disse Aragão ao citar também da terceirização da Saúde do Estado. “Siqueira jogou pela janela da irresponsabilidade quase R$ 1 bilhão”, afirmou. 

Aragão voltou a apresentar as cidades que Siqueira Campos teria se beneficiado, através de TV, para vencer as eleições ao governo do Estado em 2010. Conforme dados apresentados pelo deputado, em Santa Fé do Araguaia, Siqueira teve 2.009 votos e Gaguim 1.156 votos, o que contabiliza uma diferença de 853 votos favoráveis a Siqueira Campos. Em Araguaína, Siqueira obteve 36.225 votos e Gaguim 32.371 votos, contabilizando a diferença de 3.854 para Siqueira.

Em Filadélfia, Siqueira obteve 2.670 votos. Já Gaguim, contabilizou 1.927 votos. Uma diferença de 743 votos. Em Aragominas, Siqueira obteve 1.778 votos e Gaguim 1.231 votos. Uma diferença de 547 votos. Em Wanderlândia, Siqueira contabilizou 2.643 votos e Gaguim 2.277 votos, contabilizando uma diferença de 366 votos. Por fim, em Carmolândia Siqueira conseguiu 1.033 votos e Gaguim 553 votos, uma diferença de 480 votos.

Entenda

No Rced, pesa contra o governador as acusações de abuso de poder político e econômico, captação ilícita de sufrágio, uso indevido dos meios de comunicação social, propaganda eleitoral extemporânea, desvirtuamento de propaganda partidária e uma série completa de irregularidades e infrações penais e eleitorais. (Com informações da Assessoria)