Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) sugeriu à ministra da Cultura, senadora Marta Suplicy, durante audiência na Comissão de Educação e Cultura, que crie programas voltados para as comunidades rurais.

De acordo com a parlamentar, grande parte dos projetos beneficiam cidades com mais de 50 mil habitantes e por isso muitos cidadãos deixam de ser contemplados. “No meu Estado, por exemplo, dos 139 municípios somente três tem mais de 50 mil habitantes. Geralmente as comunidades rurais têm dez mil, sete mil, ou até mil moradores”, afirma.

A senadora citou sua experiência com o programa Ciranda da Cultura, promovido pelo sistema CNA/SENAR, que leva cinema para as pequenas comunidades rurais do país. “O programa custa R$ 7 mil por evento. Utiliza carro de som para divulgação, entre 200 e 400 cadeiras, telão e um filme. Também ajudamos com pipoca e guaraná, geralmente em parcerias com as prefeituras”, disse.

A proposta da senadora é que Ministério da Cultura faça parcerias com as secretarias estaduais para utilizar a estrutura e também oferecer shows locais. “No interior alguns prefeitos não sabem como realizar esses projetos. Gostaria que o ministério tivesse cada vez mais esse olhar para as comunidades rurais”.

Música

Kátia lembrou ainda de projetos como o Revoada Pantaneira, de Mato Grosso, e a Orquestra Sanfônica, do Tocantins, que promovem a cultura local por meio da música e que precisam sempre de custeio de instrumentos e de professores. “São projetos que o Ministério precisa conhecer. Mesmo com pouco recurso é possível conseguir grandes resultados”, disse.