Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

A solenidade de abertura da I Semana Municipal Sobre Drogas que acontece de 19 a 27 de junho será realizada às 19h30, às 20h30. Será proferida uma palestra com o tema: Protagonismo Juvenil, pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, Tiago Andrino. O evento acontece na Escola Municipal Jorge Amado, em Taquaralto, e contará com a presença do prefeito Carlos Amastha, da primeira-dama de Palmas, Glô Amastha e de secretários municipais.

“Nossas ações durante a I Semana Municipal Sobre Drogas, de 19 a 27 de junho, serão voltadas para a construção da rede de atendimento e proteção a usuários de drogas. Não pensamos apenas na divulgação momentânea, mas nosso objetivo é o enfrentamento do problema das drogas”, diz Ricardo Ribeirinha, assessor de Políticas sobre Drogas, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais.

A programação contempla várias ações práticas, como palestras, oficinas de dança, atividades educativas em bares e casas noturnas, em unidades básicas de saúde, em Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e em escolas municipais. Também constam da programação blitze educativas em avenidas e parques da cidade, visitas a centros terapêuticos e campeonatos de futebol.

Nesta quarta-feira, 19, às 14 horas, tem início, nas quadras 612 e 712 Sul, o trabalho de roçagem, retirada de entulho, plantio de grama e paisagismo, realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. De acordo com Ribeirinha, “essa ação tem como objetivo coibir o uso desses locais por traficantes e usuários de drogas”.

A Semana Sobre Drogas acontece simultaneamente nas esferas nacional, estadual e municipal. Neste ano, o tema da campanha municipal é “Tratar Não é Prender e Sim Cuidar”. A campanha em Palmas é organizada pela Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, através da Assessoria de Política sobre Drogas, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Saúde e Gerência de Saúde Mental. 

Rede Unificada

De acordo com Ribeirinha, para que as ações tenham êxito é necessário que a rede de atendimento esteja unificada, com uma política de informações interligadas, e as ações descentralizadas, com cada órgão com sua política própria de prevenção. “Alunos das escolas municipais, ao serem identificados como usuários de drogas, devem ser encaminhados aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), que, reestruturados, têm de ter condições de acompanhar esse jovem e de encaminhá-lo para tratamento, em locais que também devem ser reestruturados”, afirma o assessor.

Para Ricardo Ribeirinha também deve-se fazer gestão, junto aos Conselhos Tutelares, para que esses órgãos possam fazer o encaminhamento dos jovens para os diversos atendimentos necessários: psicológico, social, terapêutico, realizados nos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS).

A reestruturação da rede de atendimento a usuários de drogas começa a acontecer a partir do segundo semestre deste ano.  “O prefeito Amastha tem se empenhado na alocação desses recursos junto aos órgãos do governo federal. Já temos disponibilizados cerca de 600 mil reais para implantação de projetos dentro das metas propostas”, conclui Ribeirinha.