Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Uma casa de 80m² a 120 m². Este é o sonho de 86% dos participantes da pesquisa realizada pelo Governo do Estado, com o objetivo de levantar a demanda por habitação, entre os servidores efetivos do Executivo Estadual. O levantamento está sob responsabilidade da SCidades – Secretaria das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Urbano e da Secad – Secretaria da Administração.

Como a maioria dos pesquisados, a jornalista Maria Arlete de Carvalho Lima deseja uma casa, a diferença entre ela e 89% dos participantes, é que ela está entre os 11% que já possui um imóvel próprio. “Acho a pesquisa inovadora, pois até agora todos os programas habitacionais para servidores só alcança os de renda mínima e não tem para reforma e ampliação. Tem muitos servidores que precisam de uma residência e outros, como eu, precisam adequar a atual residência às atuais necessidades, ou seja, reformar, ampliar”, afirmou, acrescentando que quando ainda não tinha casa, participou de uma seleção entre os servidores e por sua renda ser R$ 200,00 além do limite do programa, não foi contemplada.

Já a assistente administrativo, Érica Lima da Silva, não possui casa própria, sonha com um apartamento acima de 80m² e também aprovou a pesquisa. “Acho que se estão fazendo é porque têm as condições de resolver o déficit habitacional entre os servidores e estou na expectativa de conseguir um imóvel com desconto em folha”, declarou.

Para o titular da Scidades, Raimundo Frota, a participação dos servidores é de importância fundamental. “Estamos felizes com a colaboração de todos e frisamos que somente com estes dados, o Governo do Estado terá ferramentas para facilitar o acesso à moradia aos servidores, com atração de investidores a partir do perfil do público alvo”, destacou, acrescentando que o atendimento às demandas dos servidores, será através da cooptação de empreendedores que precisam da garantia de um negócio seguro.

A pesquisa continua à disposição e todos os servidores efetivos podem participar.